Exercício resolvido de capacitores em paralelo

 Quer aprender como resolver uma associação de capacitores em paralelo passo a passo? Você está no lugar certo. Veja esse exercício resolvido de capacitores em paralelo.

Clique AQUI e leia como funcionam os capacitores.

Exercício resolvido capacitores em paralelo

No circuito abaixo temos a associação de três capacitores em paralelo sujeitos a uma ddp de 12 V. Determine o valor do capacitor equivalente dessa associação, a carga elétrica em cada capacitor e a carga equivalente da associação, além dos valores das ddp´s (diferenças de potencial = tensão) em cada capacitor.

Observação: Geralmente os valores dos capacitores são dados em microFarads, porém em nosso exemplo estamos utilizando valores apenas em Farads para facilitar os cálculos e a facilitar a compreensão de todos.

capacitores em paralelo 1 - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

 Como esse é um circuito em que todos os capacitores estão em paralelo, vamos utilizar a fórmula de soma de todos os elementos para encontrar o valor da capacitância equivalente.

 Um lembrete importante para você não esquecer mais: as fórmulas usadas para cálculo dos capacitores são as mesmas utilizadas nos resistores, porém de forma invertida. Nesse nosso exemplo, que os capacitores estão em paralelo, vamos utilizar a fórmula que calcula resistores em série.

capacitores em paralelo a - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

capacitores em paralelo 2 - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

 Encontrado o valor da capacitância total, o próximo passo será encontrar o valor da carga elétrica de cada capacitor e o valor equivalente do circuito.

 Como o circuito possui somente capacitores em paralelo, cada um deles terá um valor de carga elétrica diferente do outro. Essa é uma característica de um circuito em série que não podemos esquecer.

Para isso vamos utilizar a fórmula base para cálculo de capacitância e fazer o arranjo dela para encontrarmos as cargas elétricas, onde:

C = Capacitância (F – Farad)

Q = Carga elétrica armazenada ( C – Coulomb)

V = Tensão (V – Volt)

capacitores em serie c - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

capacitores em paralelo b - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

capacitores em paralelo c - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

capacitores em paralelo d - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

capacitores em paralelo e 300x169 - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

A soma dessas cargas elétricas será o valor da carga elétrica equivalente do circuito.

capacitores em paralelo 4 - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

 Por fim, o último passo será descobrirmos os valores de ddp em cada um dos capacitores. Para isso não é necessário utilizar fórmula, apenas analisar o circuito. Se todos os capacitores estão ligados de forma paralela à fonte de alimentação, podemos concluir que todos eles estão sujeitos ao mesmo valor de tensão, no caso os 24 V.

capacitores em paralelo 5 - Exercício resolvido de capacitores em paralelo

 O que você achou desse exercício resolvido de capacitores em paralelo? Deixe sua opinião nos comentários. Não deixe também de ler nossos outros artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *