Qual a diferença entre transformador a seco e a óleo?

 Você sabe qual a diferença entre um transformador a seco e a óleo? Fica com a gente até o final desse artigo e descubra.

 Primeiramente, eu te aconselho ler meus outros dois artigos sobre transformadores e dar uma relembrada no seu funcionamento. São esses aqui:

O que é um transformador e como funciona?

Tipos de transformadores e suas aplicações

 Algumas pessoas ainda têm o pensamento errado que transformadores a seco não precisam de manutenção, devido não possuir óleo. Esse pensamento errado pode com o passar do tempo vir a provocar consequências desastrosas.

 A mesma coisa acontece com os transformadores a óleo. É preciso dar uma atenção especial ao óleo, visto que através dele conseguimos ir acompanhando como estão as condições gerais do transformador.

 Vamos fazer uma comparação rápida e simples dessas duas máquinas, e observar as principais características e os cuidados que cada uma exige.

diferenca transformador a seco e a oleo min - Qual a diferença entre transformador a seco e a óleo?

O que é um transformador?

Índice de Conteúdo

 O transformador é uma máquina que opera segundo o princípio da indução mútua entre duas (ou mais) bobinas ou circuito indutivamente acoplados.  Vamos tratar aqui das diferenças entre transformadores a óleo e a seco, listando suas particularidades, características construtivas e aplicações.

 Cada equipamento conta com vantagens e desvantagens e o melhor para o seu caso sempre vai depender da sua necessidade.

 Basicamente vamos encontrar transformadores a óleo para média e alta tensão. Já o transformador a seco é utilizado para alimentação desde circuitos de comando até a média tensão, em subestações.

 Podemos dizer que a principal diferença entre esses transformadores é o seu sistema de isolamento. Ambos os tipos usam isolamento de enrolamento sólido, mas seu princípio tem diferenças.

Transformador a óleo

Os transformadores a óleo são equipamentos que utilizam em seu interior óleo mineral isolante, com dupla função:

– Isolamento líquido entre os enrolamentos e outras partes do transformador;

– Refrigeração: o óleo consegue circular nos radiadores do transformador e realizar a troca de calor com o ambiente, ajudando no resfriamento do equipamento.

transformador a oleo - Qual a diferença entre transformador a seco e a óleo?

Transformador a seco

 Os transformadores a seco são equipamentos que utilizam o ar ambiente como meio de refrigeração – e também de isolamento – dos seus enrolamentos e demais componentes.

 Sua função principal e usual é a mesma de transformadores imersos em líquido isolante, ou seja, adequar os níveis de tensão primária para aqueles de utilização em indústrias, residências e empreendimentos em geral.

transformador a seco - Qual a diferença entre transformador a seco e a óleo?

 

Comparação entre transformador a seco e a óleo

Para fins de comparação, vamos considerar a análise de dois transformadores com a mesma potência, com aplicação para média tensão.

INSTALAÇÃO:

A óleo:

Demanda particularidades tipo bacia de contenção para recolhimento de fluido em caso de vazamento. Pode ser instalado ao tempo ou abrigado.

A seco:

Não necessita obras especiais. Necessita ser instalado abrigado.


MANUTENÇÃO

A óleo:

Deve ser feita análise do óleo isolante de forma periódica e substituição da sílica gel, podendo haver a necessidade de substituição do óleo isolante e guarnições. Em caso de dano é muito fácil encontrar outro no mercado para a substituição em caráter de urgência.

A seco:

Deve ser feita limpeza de forma periódica para evitar acumulo de pó, principalmente nos condutores. É muito difícil encontrar outro de mesmas características no mercado para substituição em caráter de emergência.


SEGURANÇA:

A óleo:

Risco de incêndio, vazamentos e contaminação do ambiente.

A seco:

Não alimenta ou propaga incêndios.


RISCOS AMBIENTAIS:

A óleo:

Risco de contaminação pelo vazamento do óleo.

A seco:

Sem riscos.


PROTEÇÃO:

A óleo:

Possui mais variáveis a ser monitoradas para proteção e controle, como pressão, temperatura e nível de óleo.

A seco:

Apresenta sensores de temperatura para alarme, desligamento e medição de temperatura das bobinas.


Qual o tipo de transformador devo usar?

A resposta é: depende.

 Não podemos dizer que um tipo é melhor que o outro. Para cada situação e instalação, um transformador vai ser melhor que o outro. É preciso observar principalmente o custo x benefício.

 Para você que está na dúvida de qual transformador usar, aconselho consultar a norma NBR 14039, pois na norma ficará mais claro qual o transformador adequado para o seu projeto.

 Agora que você já sabe qual a diferença entre um transformador a seco e a óleo, não deixe de ler nossos artigos indicados abaixo.

2 Comments

Add a Comment
  1. É uma página muito interessante. Porque detalha alguns conhecimentos muito interessantes.

  2. Wau,a forma como voces apresenta o conteúdo é uma maravilha de facto estou aprendendo muito convosco .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *