Tipos de transformadores e suas aplicações

 Você sabe quais são os tipos de transformadores e suas aplicações? Se não sabe, então você está no lugar certo.

 Se você não sabe como funciona um transformador, eu aconselho você a ler primeiro o nosso artigo clicando AQUI.

Bem, então vamos lá:

Quanto à forma de ligação na rede elétrica, podemos ter transformadores:

Monofásicos: Transformadores monofásicos possuem duas bobinas, sendo uma pertencente ao primário e uma ao secundário. Essas bobinas podem ser ligadas por fase-fase, fase-terra e fase-neutro.

transformador monofasico 300x108 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Trifásicos: Transformadores trifásicos possuem seis bobinas, sendo três pertencentes ao primário e três ao secundário. Essas bobinas podem ser ligadas por fase-fase.

transformador trifasico 300x157 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Quanto às características, podemos ter três tipos de transformadores. São eles:

Transformador abaixador

Índice de Conteúdo

 Um transformador abaixador, como o próprio nome já diz, serve para receber um valor alto de tensão no seu primário e disponibilizar no seu secundário um valor baixo de tensão. Você poderá notar que no enrolamento de maior tensão (primário), haverá maior quantidade de espiras com uma seção transversal menor, já que a corrente nesse enrolamento será menor. Já no enrolamento de menor tensão (secundário), haverá uma menor quantidade de espiras com uma seção transversal maior, já que a corrente nesse enrolamento será maior.

transformador abaixador - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformador elevador

 Um transformador elevador, como o próprio nome já diz, serve para receber um valor baixo de tensão no seu primário e disponibilizar no seu secundário um valor alto de tensão. Você poderá notar que no enrolamento de menor tensão (primário), haverá menor quantidade de espiras com uma seção transversal maior, já que a corrente nesse enrolamento será maior. Já no enrolamento de maior tensão (secundário), haverá uma maior quantidade de espiras com uma seção transversal menor, já que a corrente nesse enrolamento será menor.

transformador elevador - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformador isolador

 Um transformador isolador, como o próprio nome sugere, serve para receber um valor de tensão no seu primário e disponibilizar no seu secundário o mesmo valor de tensão. Você poderá notar que no enrolamento primário, haverá a mesma quantidade de espiras que o enrolamento secundário, sendo os dois feitos com a mesma seção transversal, já que ambas as correntes dos enrolamentos serão iguais.

transformador isolador - Tipos de transformadores e suas aplicações

Identificação dos terminais

 Ao observar os terminais de um transformador, você poderá identificar onde fica o primário e o secundário. Geralmente o primário é identificado com a letra H e o secundário é identificado com a letra X. Ambos são numerados em sequencia. Por exemplo, num transformador com primário ligado em estrela, a bucha H0 é o ponto de origem do neutro e as buchas H1, H2 e H3 são onde as fases são ligadas.

Tipos de transformadores e suas aplicações – Calcular tensão e corrente

 Vamos aprender a calcular a tensão e a corrente de um transformador utilizando como exemplo um transformador monofásico de 500 VA. Suponhamos que o primário desse transformador esteja ligado em 220 V e o mesmo possui uma relação de transformação de 4:1.

 A primeira coisa que vamos fazer é achar a tensão do secundário. Como já temos a informação de que a relação de transformação é 4:1, podemos concluir que a tensão do primário é quatro vezes maior que a tensão do secundário, ou seja, 55 V.

 Se esse transformador possui 200 espiras no seu primário e possui uma relação de transformação de 4:1, logo vamos ter um número de espiras quatro vezes menor no secundário, ou seja, 50 espiras.

Podemos concluir que esse transformador é abaixador.

calcular corrente transformador - Tipos de transformadores e suas aplicações

Onde:

Vp, Np = tensão no primário, Nº de espiras no primário

Vs, Ns = tensão no secundário, Nº de espiras no secundário

 Agora, se a relação de transformação fosse 1:4, poderíamos concluir que a tensão do primário seria quatro vezes menor que a tensão do secundário, ou seja, seria um transformador elevador.

 Para descobrirmos a quantidade de espiras dos enrolamentos, basta seguir a mesma regra da relação de transformação e obter proporcionalmente a quantidade de espiras. Por exemplo, um transformador elevador com relação de transformação 1:2 e com 200 espiras no primário, terá o dobro de espiras no secundário, ou seja, 400 espiras.

 O lado do transformador que possui a maior tensão possui a menor corrente, e o lado que possui a menor tensão possui a maior corrente. Podemos acrescentar também que o lado de maior corrente possui espiras com maior seção transversal e menor quantidade de voltas, enquanto o lado de menor corrente possui espiras com menor seção transversal e maior quantidade de voltas. Independente dos tipos de transformadores e suas aplicações, você irá aplicar essas regras.

Tipos de transformadores e suas aplicações no dia a dia

 São diversos os tipos de transformadores e suas aplicações no ramo da eletricidade. Desde pequenas placas eletrônicas até grandes subestações de transmissão. Abaixo temos alguns principais exemplos de aplicação, onde faremos um breve comentário de cada um:

Transformadores de força: Transformadores de força são aplicados em subestações. São construídos em grandes potências e possuem componentes periféricos para sua proteção e resfriamento. São aplicados em circuitos trifásicos.

transformador de força 300x200 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformadores de distribuição: Transformadores de distribuição são aplicados em sistemas elétricos que fazem a distribuição da tensão das nossas casas. Geralmente não são muito grandes e ficam fixados nos postes. São construídos em baixas potências e não possuem equipamentos periféricos de proteção e resfriamento. São aplicados em circuitos trifásicos.

transformador de distribuição 300x196 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformadores para medição: Transformadores para medição podem ser aplicados em sistemas de potência baixa e alta. Servem para reduzir os níveis de tensão e corrente dos circuitos para valores seguros de serem injetados em equipamentos de medição e proteção. Os dois principais tipos de transformadores de medição são do transformador de potencial (TP) e o transformador de corrente (TC).

transformador de medição 300x225 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformadores de pulso: Os transformadores de pulso são um dos transformadores montados em placas de circuito impresso, e produzem pulsos elétricos em uma amplitude constante. São usados em vários circuitos digitais, onde a geração de pulsos é necessária em um ambiente isolado. Portanto, os transformadores de pulso isolam o primário e o secundário e distribuem os pulsos primários para o circuito secundário, geralmente portas ou drivers lógicos digitais.

transformador de pulso 300x300 - Tipos de transformadores e suas aplicações

Transformador de saída de áudio: Transformador de áudio é outro transformador comumente usado no ramo da eletrônica. É especialmente usado em aplicações relacionadas a áudio, onde é necessária a correspondência de impedância. O transformador de áudio equilibra o circuito do amplificador e as cargas, normalmente um alto-falante. O transformador de áudio pode ter várias bobinas primárias e secundárias, separadas ou com derivação central.

transformador de saida de audio 300x266 - Tipos de transformadores e suas aplicações

 Agora que você sabe quais são os tipos de transformadores e suas aplicações, não deixe de adquirir mais conhecimento e leia nossos outros artigos relacionados abaixo.

8 Comments

Add a Comment
  1. Gosto muito deste site, matérias relevantes esplanadas de forma clara e objetiva.

    1. Obrigado Hugo! Não deixe de ler nossos outros artigos.

  2. Bom dia , estou cursando Eletrotecnica na ETEC em Mogi das Cruzes , e estou vendo a parte de transformadores . Quero exaltar o excelente trabalho aqui exposto , muito obrigado pelo acesso . Parabéns pelo site. Agora ,vc teria algum artigo que ensine Impedância?

    1. Muito obrigado Márcio!! Ainda não temos um artigo sobre impedância, mas a ideia é em breve termos.

  3. sistemas de gerenciamento de edifícios, sistemas

    1. Esta unidade também trabalha com organizações para reduzir o consumo de energia e os custos operacionais dos seus edifícios.

  4. Um transformador de distribuição, ou mesmo o de força, embora não tenham a relação 1:1, podem ser entendidos como trafos isoladores?

  5. Estou muito satisfeito com os conteúdos aqui existentes está a me ajudar bastante.

  6. muito bom gostei das aulas gratuitas obrigado pr compartilhar com nosco este arquivo vol fazer um trafo isolador elevador pra solda tig de 120v pra 3500v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *