Quais as cores de cabos elétricos que posso usar?

 E ai, você sabe me dizer quais as cores de cabos elétricos que posso usar em uma instalação? Leia este breve artigo e descubra…

 Como você já sabe, os cabos elétricos ou também chamados de condutores elétricos, são os responsáveis por interligar os componentes de uma instalação e conduzir a energia elétrica através deles, formando assim um circuito elétrico.

 Para cada tipo de circuito elétrico, será necessário utilizar um cabo com características específicas, que podem variar desde a sua seção transversal (bitola), isolação e até mesmo sua cor.

 Sim, exatamente isso que você acabou de ler, a cor também deverá seguir um padrão e ser aplicada para determinada situação em um circuito. Você não pode simplesmente chegar e sair ligando tudo com cabos de uma mesma cor.

 No Brasil, o órgão responsável por padronizar as instalações elétricas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que através da Norma ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão estabelece critérios que deverão ser seguidos para elaboração e execução de uma instalação com segurança e qualidade.

 A padronização das cores dos cabos elétricos deve possibilitar ao eletricista identificar a função dos condutores no circuito. É essencial que essa norma seja cumprida em qualquer tipo de instalação elétrica de baixa tensão. Isso, porque, ela busca manter a qualidade de funcionamento do circuito e a segurança de pessoas, tanto das que realizam a manutenção dos equipamentos às que transitam todos os dias no ambiente.

 Imagine chegar numa instalação residencial onde todos os cabos (fase, neutro e terra) foram ligados com uma mesma cor. Ficará mais difícil, demorado e perigoso descobrir algum defeito.

cores dos cabos usar - Quais as cores de cabos elétricos que posso usar?

 A padronização e separação dos cabos por cores facilitam bastante as coisas, mas não impede que sejam realizadas as medições com multímetro para ter certeza absoluta da função do cabo (fase, neutro ou terra) e se o mesmo está ou não desenergizado.

 Veja abaixo as funções dos cabos e quais as cores a ABNT NBR 5410 recomenda utilizar:

CABO AZUL CLARO

 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

NOTA: A veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro.

CABO PE (TERRA)

 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

CABO PEN (TERRA E NEUTRO)

 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

CABO FASE

 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em nos itens citados acima.

NOTA: Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção.

Eu posso criar o meu próprio padrão de cores?

 Pode. Uma empresa, por exemplo, poderá criar seu próprio padrão de cores, nas suas instalações, desde que esse padrão não fuja do que é recomendado pela norma da ABNT.

Veja um exemplo residencial:

CABO FASE: Vermelho

CABO FASE (RETORNO): Marrom

CABO NEUTRO: Azul claro

CABO TERRA: Amarelo e verde

Veja um exemplo industrial:

CABOS DE COMANDO 220 V: Cinza

CABO DE COMANDO 24 V: Vermelho

CABO DE COMANDO 0 V: Azul

CABO DE FORÇA 440 V: Preto

CABO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO: Amarelo

CABO DE INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO: Branco

 Viu só como foi fácil descobrir quais as cores de cabos elétricos que posso usar em uma instalação? Não deixe de ler nossos outros artigos.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 8 de setembro de 2019 — 19:14

2 Comments

Add a Comment
  1. gostei dessa informações são muito útil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *