Lâmpadas da casa em série ou paralelo?

 Devo ligar minhas lâmpadas da casa em série ou paralelo? Essa é uma dúvida bem interessante a respeito de como fazer a correta ligação da iluminação de uma casa. Vamos responde-la a partir de um exemplo. Vamos lá…

 Preciso ligar quatro lâmpadas em um mesmo cômodo, e não sei se devo ligá-las em série ou em paralelo.

 Primeiramente, no momento que você vai comprar uma lâmpada, você se atenta ou pelo menos deveria se atentar a algumas informações importantes como: potência da lâmpada, qual o seu tipo (led, fluorescente…), consumo e claro, TENSÃO.

 Você deverá sempre comprar uma lâmpada que possua um nível de tensão compatível com o da sua residência. Se o seu circuito de iluminação da casa possui uma tensão 127 V você vai ter que comprar uma lâmpada 127 V. Se o circuito possui uma tensão de 220 V, terá que comprar uma lâmpada 220 V.

 Ligar a lâmpada com um nível de tensão diferente do seu valor nominal poderá provocar a sua queima (se ligar com uma tensão maior que a nominal) ou então fazer com que a mesma trabalhe com uma eficiência bem abaixo do esperado (se ligar com uma tensão menor que a nominal).

Vamos relembrar algumas regras da eletricidade em circuitos:

Circuitos com cargas em paralelo: A tensão é a mesma para todas as cargas e a corrente se divide entre elas.

Circuitos com cargas em série: A tensão se divide para todas as cargas e a corrente é a mesma em todas elas.

 Se as lâmpadas que você comprou possuírem tensão nominal igual a sua instalação, você deverá liga-las em paralelo, pois dessa forma todas as lâmpadas estarão submetidas ao mesmo valor de tensão nominal, resultando na correta produção de luz das mesmas.

Lâmpadas da casa – Ligação em série ou paralelo?

 Respondendo a pergunta no início do artigo, você terá que ligar as quatro lâmpadas em paralelo, conforme o desenho esquerdo logo abaixo:

devo ligar as lâmpadas em série ou paralelo - Lâmpadas da casa em série ou paralelo?

 Veja que ao ligar as lâmpadas em paralelo, a tensão em todas elas será a mesma tensão da rede, no caso 127 V.

 Caso você ligue as mesmas em série conforme o desenho do lado direito (forma incorreta para o caso), a tensão da instalação irá se dividir entre as lâmpadas. Dessa forma as lâmpadas receberão apenas 42 V e não acenderão corretamente, pois estarão trabalhando com uma pequena parcela da tensão nominal. Quando as lâmpadas são ligadas da forma errada, as mesmas não conseguem gerar a iluminação correta que deveriam.

 Mais uma vez respondendo a pergunta, devo ligar minhas lâmpadas da casa em série ou paralelo? Você deverá ligá-las em paralelo.

Clique aqui e aprenda como ligar uma lâmpada.

Não deixe de ler nossos outros artigos!

5 Comments

Add a Comment
  1. Parabenizo os editores do artigo pela abordagem simples e didática do assunto.
    Os ensinamentos transmitidos foram de grande utilidade para mim.
    Meus agradecimentos.

    1. Obrigado Vilson! É muito gratificante ler um elogio desse.

  2. Adorei o artigo, muito obrigada por compartilhar todo esse conhecimento incrível! Me ajudou muito com a minha tarefa de elétrica.

    1. Muito obrigado Nátali, fico feliz que tenha te ajudado!

  3. muito bom o artigo ajudou eu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *