O que é e como funciona um pressostato?

 O pressostato é um dispositivo instalado em equipamentos que trabalham pressurizados, capaz de monitorar a pressão de um fluido e comutar seus contatos quando a pressão ajustada (setpoint) é atingida. É utilizado para controlar e proteger equipamentos contra subpressões e sobrepressões. Possuem geralmente, um elemento sensor, um mecanismo de ajuste e uma unidade interruptora.

o que e um pressostato - O que é e como funciona um pressostato?

Elemento sensor: O elemento sensor geralmente composto por um diafragma, pistão ou fole, é responsável por monitorar a pressão de trabalho e realizar o movimento de atuação da unidade interruptora caso essa pressão seja alterada para mais ou para menos.

Mecanismo de ajuste: A faixa de ajuste é responsável por possibilitar o ajuste dos setpoints mínimos e máximos de atuação do pressostato.

Unidade interruptora: A unidade interruptora é composta pelos contatos elétricos, que são acionados pelo movimento do elemento sensor. Esses contatos são inseridos nos circuitos elétricos, onde irão desempenhar alguma função.

Como funciona um pressostato?

 Existem diversos modelos de pressostatos, cada um com o seu funcionamento e características específicas, mas basicamente todos eles possuem o mesmo princípio de funcionamento e são utilizados para pelo menos uma das duas aplicações abaixo:

Pressostatos para sistemas hidráulicos: São utilizados para monitorar a pressão de fluidos como água, óleo, combustíveis.

Pressostatos para sistemas pneumáticos: São utilizados para monitorar a pressão de fluidos como gases, ar comprimido, vapor.

 O pressostato deve ter parte da sua estrutura conectada diretamente em uma tubulação ou recipiente preenchidos com algum tipo de fluido pressurizado (ar comprimido, gás, água, óleo, vapor). Nessa parte onde é feito o contato direto com o fluido pressurizado, existe o elemento sensor do pressostato. O elemento sensor é responsável por monitorar a pressão atual do sistema e movimentar-se, caso essa pressão esteja acima ou abaixo dos valores de pré-ajustados (setpoints). Esse movimento do elemento sensor irá atuar os contatos elétricos da unidade interruptora, que comutarão, possibilitando ligar, desligar, sinalizar ou controlar algum circuito elétrico.

Simbologia do pressostato:

simbologia pressostato - O que é e como funciona um pressostato?

 

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *