Como funciona uma lâmpada LED?

 Você sabe como funciona uma lâmpada LED? Leia este breve artigo e descubra.

 Uma lâmpada LED é um dispositivo composto por uma associação de vários LED´s. Um LED é uma pequena lâmpada que se encaixa facilmente em um circuito elétrico.

 Essas lâmpadas não esquentam e são iluminadas pelos constantes movimentos dos elétrons localizados no material semicondutor. A vida média de um LED é de cerca de 50.000 horas e supera a vida útil da lâmpada incandescente típica em várias dezenas de milhares de horas.

lâmpada led compacta como funciona 300x300 - Como funciona uma lâmpada LED?

 Hoje em dia, você pode encontrar luzes LED em uma variedade de aplicações, incluindo monitores de computadores e televisores. Há uma forte razão para as pessoas procurarem por soluções de iluminação econômicas e energeticamente eficientes para suas casas: essas opções de iluminação reduzem as contas e também cuidado com o problema das fontes de energia não renováveis.

 Os LEDs são de longe as luzes mais eficientes disponíveis no mercado e tornaram-se tão populares que podem ser facilmente encontrados em lojas de artigos domésticos e supermercados.

 Como funciona uma lâmpada led? LED significa “Diodo Emissor de Luz” e refere-se a um tipo especial de diodo que é especialmente criado para fornecer luz quando a eletricidade passa por ele. Esses diodos são basicamente semicondutores que são usados ​​para controlar a direção do fluxo de eletricidade.

 O diodo emissor de luz médio faz isso através do que é conhecido como uma junção pn, que é formada por um semicondutor do tipo p (que contém portadores carregados positivamente) e um semicondutor do tipo n (que contém elétrons).

 A conexão entre esses dois tipos de semicondutores é conhecida como “junção p-n”. Essas junções são os blocos de construção de cada dispositivo eletrônico de semicondutor.

simbolo led 300x129 - Como funciona uma lâmpada LED?

 Os diodos emissores de luz são modificados para produzir uma forma de radiação de luz, e os elétrons de semicondutores do tipo n simplesmente se conectam aos portadores do semicondutor tipo p e a eletricidade o fluxo é unidirecional: só é possível de n para p, e não o contrário.

 Quando a junção é formada, os elétrons localizados no diodo mudam de estado e começam a emitir fótons: os elétrons mudam de órbita movendo-se de uma órbita mais alta para outra mais baixa – quando fazem isso, eles automaticamente perdem energia na forma de luz.

 Quanto mais energia é perdida, mais poderosos são os fótons de luz. É quando a cor começa a mudar e a luz está sendo emitida pelo LED.

 A cor que é emitida pelo LED é de alguma forma influenciada pelo material da lâmpada, bem como pela corrente que passa por ela. Os materiais semicondutores podem ser projetados para limitar a quantidade de energia que flui através deles, e isso mudará automaticamente a cor da luz – é assim que você obtém uma lâmpada LED multicolorida.

Funcionamento da lâmpada LED

 Quando o LED começa a produzir luz, esse fenômeno é conhecido como “eletroluminescência”, e isso é diferente de qualquer outro tipo de emissão de luz porque não fornece calor.

 Como resultado, quando as lâmpadas tradicionais emitem luz, esse processo é chamado de “incandescência” porque emitem calor junto com a luz (daí o nome de “lâmpadas incandescentes”).

 Em geral, as luzes LED são projetadas para emitir uma cor de luz, mas nos últimos anos, os fabricantes criaram lâmpadas bicolores, e as cores mais populares no momento são vermelho, verde e azul (embora haja uma grande variedade de lâmpadas LED coloridas disponíveis no mercado).

lâmpada led tubular como funciona - Como funciona uma lâmpada LED?

 No caso de grandes telas de LED, os fabricantes usam uma combinação de LEDs que visam dar uma ampla gama de cores (esses monitores usam um pixel de 3 LEDs). A intensidade aprimorada e o baixo custo ampliaram as aplicações.

 O LED contém um par de derivações junto com um corpo de plástico que é envolto em torno dos condutores e do semicondutor – assim, a luz é emitida através do plástico da lâmpada.

 Por fim, a maioria das lâmpadas LED tem uma forma arredondada que visa focar a luz e focar em uma direção específica. Uma lâmpada LED regular não depende da tensão e não requer manutenção ao longo dos anos. A tendência é que dentro de alguns anos, as lâmpadas LED substituam de vez as lâmpadas fluorescentes, da mesma forma que ocorreu com as lâmpadas incandescentes.

Viu só como funciona uma lâmpada LED? Não deixe de ler nosso artigo explicando como funciona uma lâmpada fluorescente clicando AQUI.

2 Comments

Add a Comment
  1. Excelente ferramenta que vocês criaram para apoiar tanto os técnicos, quanto eletricistas e todas as demais pessoas que querem aprender. Agradeço muito por vocês elaborar está ferramenta de apoio ao aprendizado.

    1. Ailton, ficamos felizes em saber que estão gostando da página. Não deixe de nos acompanhar, sempre teremos novos artigos. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *