O que é aterramento elétrico e como fazer?

 Você sabe o que é aterramento elétrico? Não? Então leia este breve artigo e aprenda sobre o assunto.

 Em algum momento você já deve ter ouvido falar de alguém que após encostar-se a alguma estrutura metálica levou um choque, não ouviu? Pois bem, o que ocorreu foi que por algum motivo anormal, essa estrutura estava energizada e não possuía um fio terra.

 O aterramento elétrico ou fio terra como alguns chamam, tem a função de equipotencializar (deixar tudo no mesmo potencial) e retirar todas as diferenças de potencial perigosas, com o intuito de proteger as pessoas e animais, as instalações e até mesmo garantir um funcionamento normal dos circuitos.

 Lembre-se que a eletricidade tende a procurar o caminho mais fácil para percorrer. Se a estrutura ou parte metálica de algum equipamento for energizada e ela estiver aterrada (o aterramento deve estar em condições perfeitas), a eletricidade da estrutura tende a escoar e se dissipar no aterramento.

fio terra aterramento - O que é aterramento elétrico e como fazer?

 Um bom aterramento combinado com equipamentos específicos de proteção, como é o caso do diferencial residual (clique aqui para ler sobre ele), oferecem condições seguras para toda a instalação e seus usuários.

Fio terra, para que serve e como fazer?

Índice de Conteúdo

 A norma ABNT NBR 5410, que trata de instalações elétricas residenciais, reforça a importância de se fazer a instalação do aterramento, tanto residencial quanto industrial “todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão”.

 Basicamente, o aterramento é constituído de um ou mais eletrodos de cobre enterrados na terra, ligados por um condutor até um barramento de cobre (Barramento de equipotencialização principal), onde daí são feitas todas as ligações de aterramento em locais sujeitos a uma energização acidental que pode provocar um choque elétrico.

 Cada circuito não precisa necessariamente ter o seu fio terra individual. A norma admite que seja utilizado um fio em comum para toda a instalação, desde que sua seção (bitola) seja igual a maior seção utilizada para o condutor fase na instalação. Por exemplo, se na sua casa você usou condutores de 1,5 mm² e 2,5 mm², o seu fio terra vai ter que se de 2,5 mm².

Materiais para fazer um aterramento

Haste de aterramento: é a haste de cobre que fica enterrada no solo. É considerada como a principal peça do sistema e tem como finalidade escoar as cargas elétricas para o solo.

Cabos: Os cabos são utilizados para conectar entre si as hastes de aterramento e todas as estruturas metálicas do sistema. No mesmo sistema de aterramento, serão utilizados os cabos com isolação (de preferência nas cores verde ou verde-amarelo) e cabos nus.

Conectores e solda exotérmica: Para que seja formada a malha do sistema, é necessário conectar as hastes de aterramento, os cabos e toda a estrutura metálica do sistema. Essas conexões podem ser feitas utilizando somente conectores ou conectores e solda exotérmica.

Caixa de inspeção: As caixas de inspeção são instaladas em pontos onde algumas hastes de aterramento foram cravadas. Esses pontos necessitam ficar disponíveis para futuras medições de resistência da malha.

Como dimensionar o cabo de aterramento

 Muitas pessoas ficam com dúvida sobre qual a seção (bitola) do cabo terra. De acordo com a Tabela 58 – NBR 5410:2004 – Seção dos condutores de proteção, os condutores de proteção (cabo terra) devem seguir as orientações da tabela abaixo:

cabo aterramento - O que é aterramento elétrico e como fazer?

 Na primeira linha da tabela, se o cabo fase tiver seção (bitola) menor ou igual a 16 mm², o cabo terra deverá ser da mesma seção do cabo fase. Exemplo: Se o cabo fase for de 6 mm², o cabo terra também será de 6 mm².

 Na segunda linha da tabela, se o cabo fase tiver seção (bitola) entre 16 e 35 mm², o cabo terra deverá ser de 16 mm². Exemplo: Se o cabo fase for de 25 mm², o cabo terra será de 16 mm².

 Na terceira e última linha da tabela, se o cabo fase tiver seção (bitola) maior que 35 mm², o cabo terra deverá possuir uma seção duas vezes menor ou próxima disso. Exemplo: Se o cabo fase for de 120 mm², o cabo terra deverá ser de 70 mm², já que não existe no mercado um cabo de 60 mm².

Esquemas de aterramento e suas vantagens

É preciso saber que existem três esquemas de aterramento. São eles:

Esquema TN, IT e TT. Vamos entender agora o que cada um deles significa.

A primeira letra vai indicar a situação da alimentação em relação à terra:

T: ponto diretamente aterrado;

I: isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de uma impedância.

A segunda letra vai indicar a situação das massas da instalação elétrica em relação à terra:

T: massas diretamente aterradas independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação;

N: massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro);

S: funções de neutro e proteção separadas;

C: funções de neutro e proteção combinadas (condutor PEN).

Aterramento esquema TN

Esse esquema de aterramento possui três combinações que podem variar de acordo com a combinação dos condutores neutro e proteção, são eles:

TN-C

Possui as funções de neutro e proteção combinadas em um único condutor em toda a instalação. O neutro é aterrado e utilizado com terra (condutores PEN)

TN-S

As funções de neutro e proteção são separadas em dois condutores em toda a instalação. O neutro é aterrado e enviado para instalação (condutor N). Junto com ele, o cabo terra também é enviado para instalação, porém de forma separada (condutor PE).

TN-C-S

Nesse caso as funções do neutro e proteção são combinadas em um único condutor em uma parte da instalação.

Esquema de aterramento TN - O que é aterramento elétrico e como fazer?

Aterramento esquema TT

Este esquema possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da fonte, ou seja, os equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da usada para o neutro.

Esquema de aterramento TT - O que é aterramento elétrico e como fazer?

Aterramento esquema IT

Neste esquema, a instalação está isolada da terra, ou o ponto neutro de sua fonte de alimentação conectado à terra através de uma alta impedância. Todas as partes condutoras, expostas e estranhas, são aterradas através de uma instalação de eletrodo de terra.

Esquema de aterramento IT - O que é aterramento elétrico e como fazer?

Aterramento temporário

Você sabe o que é aterramento elétrico temporário e como fazer? Em determinadas situações de manutenção, é necessária a instalação de um ou mais conjuntos de aterramento temporário. Esse dispositivo é composto por cabos condutores (quatro condutores ligados em estrela), grampos e conectores de aterramento, e bastão de aterramento.

 O aterramento temporário deve ser instalado após o devido bloqueio e constatação de ausência de tensão do circuito que passará pela manutenção. Sua instalação visa garantir a segurança dos trabalhadores, com a minimização dos efeitos relativos a uma energização indevida no local de trabalho, que pode ocorrer devido a vários fatores. Dentre outros, podemos citar:

  1. Contato acidental com outros circuitos energizados;
  2. Falha de equipamento de isolamento elétrico;
  3. Manobra indevida;
  4. Tensões induzidas por linhas adjacentes;
  5. Fontes de alimentação de terceiros;
  6. Descargas atmosféricas.

 Conforme imagem abaixo, para instalação deste dispositivo, deverá ser conectado primeiramente o cabo de terra e em sequência, os cabos das fases. Desta forma, o aterramento temporário irá assegurar o mínimo de circulação de corrente pelo corpo do trabalhador e garantir uma rápida atuação do sistema de proteção em caso de alguma energização indevida. Os cabos do aterramento temporário deverão ficar ligados conforme a ligação vermelha da figura.

aterramento temporario 300x278 - O que é aterramento elétrico e como fazer?

Qual a cor do cabo de aterramento?

 Por fim, para enteder o que é aterramento elétrico e como fazer, vale lembrar que a cor do fio terra também é padronizada (clique aqui e leia o artigo sobre cores de cabos elétricos), de forma que você pode utilizar os cabos verde-amarelo ou então apenas verde.

 Aterramento é um tema bem complexo, se você quiser aprofundar ainda mais sobre o assunto, aconselho você ler este artigo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *