Como usar um paquímetro?

Você sabe como usar um paquímetro? Leia este breve artigo e aprenda mais sobre essa ferramenta.

O que é um paquímetro?

Índice de Conteúdo

 O paquímetro é uma ferramenta utilizada para medição de precisão, constituído basicamente em uma régua fixa e um conjunto de nônio corrediço. O nônio foi inventado por um matemático Francês, Pierre Vernier (1580-1637). Outros atribuem seu invento ao português Pedro Nunes (daí a origem do nome).

 A parte fixa é uma régua temperada e graduada com uma ponta de medição fixa. O conjunto do nônio corrediço combina ponta móvel, a placa do nônio, parafuso de fixação e porca de ajuste fino.

paquímetro - Como usar um paquímetro?

 A parte móvel com o nônio desliza sobre a régua graduada até que as duas pontas de contato toquem a peça a ser medida. As leituras podem ser feitas em dois ou cinco centésimos em relação às graduações da régua fixa.

 O princípio do nônio é aplicado a muitos instrumentos, tais como traçadores verticais, calibradores de profundidade, transferidores universais paquímetros para engrenagens, etc.

 O paquímetro é uma ferramenta que às vezes se faz necessária na rotina do eletricista, pois o mesmo pode precisar realizar alguma medição de algum parafuso, broca ou peça que precisar ser instalada. Saber utilizar o paquímetro é muito importante. Diferente da trena, o paquímetro pode ser aplicado em situações onde é necessário obter medições mais precisas.

 Ele foi construído de forma que podem ser realizadas quatro tipos de medições, de acordo com a forma construtiva da peça. Por conseguir fazer essas quatro medições, o paquímetro também é conhecido como paquímetro quadridimensional. As quatro medidas são:

  • Medição de profundidade
  • Medição de ressaltos
  • Medição externa
  • Medição interna

Vamos agora aprender como medir e como ler um paquímetro:

Paquímetro como usar para medir polegadas?

 Para medir polegadas no paquímetro, na parte superior da escala graduada, estão gravados os pontos para se medir polegadas.

 Observe que do zero até o um, temos 16 divisões. Do um até o dois temos mais outras 16 divisões, e assim por diante. Essas 16 divisões equivalem a frações de polegadas, que vão desde 1/16” a 16/16”. Note que os valores pares das frações, são simplificados. “Por exemplo, 4/16” é simplificado para 1/4″.

 Após você posicionar a peça de forma correta no paquímetro, observe onde o zero da parte móvel superior irá parar na escala graduada superior. Isto indicará o primeiro numero da medida.

 Neste caso, o zero está entre o zero e o um da escala graduada, portanto temos 0”.

 Em seguida vemos qual a marcação que coincide em ambas as escalas, na graduada e na móvel e observamos o número da escala móvel que coincidiu, este será o segundo número.

 Neste caso, o zero coincidiu com a marcação 1/2″. Então, a medida final que temos é 0. 1/2″ (meia polegada).

medição de polegadas com paquimetro - Como usar um paquímetro?

 Nesse outro exemplo de medição de polegadas no paquímetro, veja que o zero da escala móvel está entre o um e o dois da escala graduada, portanto temos 1”.

 Em seguida vemos qual a marcação que coincide em ambas as escalas, na graduada e na móvel e observamos o número da escala móvel que coincidiu, este será o segundo número.

 Veja que, o zero coincidiu com a marcação 1/8″. Então, a medida final que temos é 1. 1/8″ (uma polegada e um oitavo).

medições de polegadas com paquimetro - Como usar um paquímetro?

Paquímetro como usar para medir milímetros?

 Para medir milímetros no paquímetros, na parte inferior da escala graduada, estão gravados os pontos para se medir milímetros.

 Observe que do zero até o dez, temos 10 divisões, cada uma equivalente a 1 mm. Do dez até o vinte, temos mais outras 10 divisões, e assim por diante.

 Após você posicionar a peça de forma correta no paquímetro, observe onde o zero da parte móvel inferior irá parar na escala graduada inferior. Isto indicará o primeiro numero da medida.

 Neste caso, o zero está entre o quatro e o cinco da escala graduada, portanto temos 4 mm.

 Em seguida vemos qual a marcação que coincide em ambas as escalas, na graduada e na móvel e observamos o número da escala móvel que coincidiu, este será o segundo número.

 Neste caso, o zero coincidiu com a marcação 5. Então, a medida final que temos é 4,5 mm (Quatro vírgula cinco milímetros ou Quatro milímetros e meio).

medição de milimetros no paquimetro - Como usar um paquímetro?

 Nesse outro exemplo de medição de milímetros no paquímetro, veja que o zero da escala móvel está entre o dois e três da escala graduada, portanto temos 2 mm.

 Em seguida vemos qual a marcação que coincide em ambas as escalas, na graduada e na móvel e observamos o número da escala móvel que coincidiu, este será o segundo número.

 Veja que, o zero coincidiu com a marcação 7. Então, a medida final que temos é 2,7 mm (Dois vírgula sete milímetros).

medições de milimetros no paquimetro - Como usar um paquímetro?

Baixar simulador de paquímetro

 Viu só como usar um paquímetro? Quer aprender mais sobre para que serve e quais as aplicações de um paquímetro?  Então acesse a página do Professor Stefanelli e baixe o simulador virtual clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *