Como funciona um motor elétrico?

 Você sabe como funciona um motor elétrico? Se sua resposta for não, você está no lugar certo para descobrir de forma simples e objetiva como funciona esta máquina.

 Um motor elétrico é uma máquina capaz de converter energia elétrica em energia mecânica ou movimento. De acordo com o seu modelo, pode funcionar com alimentação em corrente contínua ou corrente alternada.

como funciona um motor eletrico 300x300 - Como funciona um motor elétrico?

 Desde que foi inventado, o motor elétrico foi sendo cada vez mais aperfeiçoado, de forma que consumisse uma menor quantidade de energia elétrica e pudesse entregar um maior rendimento. O motor elétrico hoje é considerado uma máquina de grande importância devido estar integrada em grandes processos industriais e até mesmo em nosso uso cotidiano, como é o caso dos eletrodomésticos.

Funcionamento do motor elétrico

 Os motores elétricos sejam eles de corrente contínua ou corrente alternada funcionam baseados no eletromagnetismo. Isso quer dizer que a eletricidade aplicada ao motor produz campos magnéticos que se opõem entre si. Dessa forma surge o chamado campo girante, capaz de movimentar o eixo giratório do motor chamado de rotor.

 Neste artigo iremos abordar de forma resumida e específica como funciona o motor de indução trifásico. O motor de indução trifásico é composto fundamentalmente por duas partes: o rotor e o estator. Veja abaixo sua composição:

como funciona um motor elétrico - Como funciona um motor elétrico?

Partes de um motor

Estator

_ Carcaça ( 1 ) – é a estrutura suporte do conjunto; de construção robusta em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente à corrosão e com aletas.

_ Núcleo de chapas ( 2 ) – as chapas são de aço magnético, tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas no ferro.

_ Enrolamento trifásico ( 8 ) – três conjuntos iguais de bobinas, uma para cada fase, formando um sistema trifásico ligado à rede trifásica de alimentação.

Rotor

_ Eixo ( 7 ) – transmite a potência mecânica desenvolvida pelo motor. É tratado termicamente para evitar problemas como empenamento e fadiga.

_ Núcleo de chapas ( 3 ) – as chapas possuem as mesmas características das chapas do estator.

_ Barras e anéis de curto-circuito ( 12 ) – são de alumínio injetado sob pressão numa única peça.

Outras partes do motor de indução trifásico:

_ Tampa ( 4 )

_ Ventilador ( 5 )

_ Tampa defletora ( 6 )

_ Caixa de ligação ( 9 )

_ Terminais ( 10 )

_ Rolamentos ( 11 )

 A imagem acima representa o motor do tipo gaiola, cujo rotor é constituído de um conjunto de barras não isoladas e interligadas por anéis de curto-circuito.

 O que caracteriza o motor de indução é que só o estator é ligado à rede de alimentação. O rotor não é alimentado externamente e as correntes que circulam nele, são induzidas eletromagneticamente pelo estator, daí o nome motor de indução.

 No momento que uma bobina é percorrida por uma corrente elétrica, é criado um campo magnético dirigido conforme o eixo da bobina e de valor proporcional à corrente. Assim, quando um enrolamento trifásico é alimentado por correntes trifásicas, cria-se um “campo girante”, como se houvesse um único par de polos girantes, de intensidade constante.

 Este campo girante, criado pelo enrolamento trifásico do estator, induz tensões nas barras do rotor (linhas de fluxo cortam as barras do rotor) as quais geram correntes, e consequentemente, um campo no rotor, de polaridade oposta à do campo girante.

 Como campos opostos se atraem e como o campo do estator (campo girante) é rotativo, o rotor tende a acompanhar a rotação deste campo. Desenvolve-se então, no rotor, um conjugado motor que faz com que ele gire, acionando a carga.

 Viu só como funciona um motor elétrico? Este é o princípio básico de funcionamento desta máquina incrível. Se quiser aprender como fazer os fechamentos para liga-la, clique aqui e leia o artigo sobre como fazer fechamentos de motores trifásicos.

Quer conhecer vários tipos de modelos e aplicações para motores elétricos? CLIQUE AQUI.

9 Comments

Add a Comment
  1. Escorregamento ou deslisamento é a diferença de rotação entre circulação da energia nas bobinas e o rotor,a energia circula na frente do rotor em média 2,5 a 3 %

    1. Muito boa essa matéria

      1. Obrigado Jucinaldo!

  2. Ótima matéria me ajudo bastante na minha atividade 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *