O que é uma régua de bornes?

 Os conectores de passagem para cabos, também conhecidos como bornes, são dispositivos instalados nos painéis elétricos, com a função de promover uma rápida conexão, desconexão, emendas, derivações e medições de cabos que irão para parte externa desses painéis.

 Imagine o circuito de força de uma partida direta. Suponhamos que o motor será instalado a 30 metros do painel.

regua de bornes - O que é uma régua de bornes?

 Se não instalarmos uma régua com conectores (bornes), o ultimo ponto de conexão dos cabos até o motor será no contator. Como na montagem do painel geralmente são instaladas canaletas, não ficaria nada prático para o eletricista realizar medições e uma futura desconexão desse cabo do motor.

 Já se instalarmos a régua, ficará muito mais prático para o eletricista, realizar medições de corrente, tensão, resistência do motor e do cabo, que serão realizadas nos conectores ou próximo deles (no caso da medição de corrente). Além disso, a conexão e desconexão desse cabo ficarão muito mais fáceis e práticas.

 A régua de bornes ajuda na organização do painel e a descobrir defeitos que podem surgir nos cabos e equipamentos ligados fora do painel.

 Importante os bornes serem conferidos regularmente e serem efetuados reapertos constantemente, principalmente em painel que estão instalados em máquinas que estão sujeitas à vibração.

 Em alguns casos, os cabos que saem do painel para ligar equipamentos externos, necessitam passar por caixas de passagem, devido à distancia ou a lugares que necessitam de difícil acesso.

 Nessas caixas de passagem também são instaladas réguas de bornes, que farão a conexão intermediária entre o painel principal e o equipamento no campo.

 Os conectores são fabricados de forma que permitam a ligação de qualquer tipo de condutor, fio ou cabo com a respectiva seção transversal nominal.

 São montados sobre trilhos específicos para fixação de componentes elétricos, como por exemplo os trilhos DIN TS, que são muito utilizados.

regua bornes - O que é uma régua de bornes?

Os conectores possuem acessórios, veja alguns abaixo:

Plaqueta de separação

 A plaqueta de separação é empregada quando é necessário aumentar as distâncias dielétricas na região central do conector (local das pontes Q). É uma alternativa ao uso de placas de separação.

placa de separação - O que é uma régua de bornes?

Pontes conectoras

 A ponte conectora é utilizada para interligar (jumpear) dois ou mais conectores, de acordo com a necessidade do circuito.

ponte - O que é uma régua de bornes?

Poste final

 O poste final é fixado nas extremidades do trilho, para evitar o desprendimento dos conectores.

poste final 300x300 - O que é uma régua de bornes?

Poste de identificação

 O poste de identificação é utilizado para identificar um conjunto de conectores.

poste identificação - O que é uma régua de bornes?

Trilho

 O trilho é o elemento onde são fixados todos os conectores   a acessórios.

trilho 300x232 - O que é uma régua de bornes?

Identificadores

 Os identificadores são etiquetas que são utilizadas para identificar individualmente os conectores. São encaixados no conector manualmente.

identificador - O que é uma régua de bornes?

Outros modelos de conectores

Conectores seccionadores de medição

 É um tipo de conector que é utilizado para testar e seccionar circuitos com transformadores de corrente, sem interrupção do serviço.

borne de medição - O que é uma régua de bornes?

 Conector seccionador fusível

 É um tipo de conector que além de fazer a conexão entre as partes do circuito, destina-se à proteção de curto-circuito. Possui um fusível de vidro que pode ser seccionado a qualquer momento.

borne fusivel 300x281 - O que é uma régua de bornes?

Conectores terra

 É um tipo de conector de passagem que realizado o aterramento do circuito diretamente nos trilhos. Não pode ser utilizado para outra função se não essa.

borne terra 300x225 - O que é uma régua de bornes?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *