O que é uma fonte de alimentação?

 Uma fonte de alimentação é basicamente é um componente capaz de alimentar com energia elétrica determinado circuito. Entre dois pontos desse circuito, a fonte mantém a diferença de potencial (ddp) que propicia o movimento ordenado dos portadores de cargas.

 Constuma-se indicar uma fonte com dois traços paralelos de comprimentos diferentes, sendo que em geral, o traço maior indica o ponto de maior potencial, e o menor, o ponto de menor potencial. Cada fonte é acompanhada de um valor que indica a diferença de potencial que mantém entre os pontos de contato, por exemplo, 24 V.

 Um exemplo de fonte de alimentação bastante utilizado em circuitos elétricos de corrente contínua é a bateria, que é representada pela simbologia abaixo:

7 300x300 - O que é uma fonte de alimentação?

 Todo equipamento que funciona a partir da eletricidade, necessita de uma fonte de alimentação. Essa fonte pode ser em corrente alternada ou em corrente contínua. Vai depender das características dos equipamentos.

 Por exemplo, um computador. Ele necessita de duas fontes de alimentação: uma externa e uma interna. A fonte de alimentação externa é uma tomada com tensão alternada (127 ou 220 V). Já sua fonte interna, reduz estes valores para outros bem menores (5, 12, 24 V) e converte os mesmos para uma tensão contínua, pois os componentes internos do computador trabalham apenas com baixas tensões contínuas.

 Como você pôde ver, podemos considerar as baterias como uma fonte de alimentação de um circuito elétrico. Você sabia que podemos fazer a associação de baterias em série e em paralelo? Clique aqui e leia o artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *