O que é montante e jusante em elétrica?

 Na área da eletricidade, é comum mencionar determinados trechos dos circuitos elétricos utilizando os termos à jusante ou à montante. É muito comum utilizá-los principalmente durante situações a respeito de seletividade e coordenação na proteção de sistemas elétricos. Se você não sabe o que é coordenação e seletividade, pode aprender agora clicando aqui.

Mas afinal de contas, o que montante e jusante significam?

Montante significa parte ou lado de cima a partir de um determinado ponto.

Jusante significa parte ou lado de baixo a partir de um determinado ponto.

 Vamos utilizar um rio como exemplo. Ele nasce em um determinado local, que chamamos de nascente, e após percorrer um determinado trecho, sempre na mesma direção, finaliza seu percurso e desagua em outro rio, em um lago ou no oceano, local esse que chamamos de foz.

 Precisamos agora de um ponto de referência. Como estamos utilizando um rio como exemplo, esse ponto pode ser uma cidade às suas margens, uma barragem ou até mesmo uma ponte. Fica ao seu critério. Vamos supor que seja uma cidade, que fica aproximadamente na metade do percurso desse rio.

Fazendo nossa análise podemos concluir que:

  • Todo o trecho do rio que fica antes da cidade (até a nascente), está à montante da cidade.
  • Todo o trecho do rio que fica depois da cidade (até a foz), está à jusante da cidade.

 Em um circuito elétrico será a mesma coisa. A montante será todo o trecho do circuito mais próximo da fonte de energia, e à jusante será todo o trecho do circuito mais próximo da carga. Deve-se sempre tomar como referência um determinado ponto, componente ou equipamento e a partir dele fazer a análise do que se encontra à montante e à jusante desse ponto.

 No exemplo abaixo, usamos como ponto de referência o disjuntor 52B. Ele foi dimensionado e instalado de forma que possa interromper todo o trecho à jusante dele em condições normais ou de defeito.

montante e jusante em eletrica - O que é montante e jusante em elétrica?

 Todo o trecho acima do disjuntor 52B está a sua montante. Uma parte desse trecho somente pode ser interrompida se o disjuntor 52A for desligado, seja em condições normais ou de defeito.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *