Ar condicionado consome muita energia?

 Atualmente, um equipamento que vem se tornando cada vez mais comum nas residências para amenizar o calor é o ar condicionado. Não se tem dúvidas que o ar condicionado nos proporciona um conforto que o ventilador nem se aproxima. Existem aparelhos de ar condicionado com preços iniciais de aproximadamente R$ 1000,00. Se você tem pensado em comprar um ar condicionado, é importante não se esquecer que os gastos para se manter esse equipamento não são baixos.

splitTypeAC - Ar condicionado consome muita energia?

 Um aparelho de ar condicionado de 9000 BTU´s consome aproximadamente 17,1 kWh por mês, para ficar ligado apenas uma hora por dia. Dependendo do ambiente que for instalado, caso fique ligado por quatro horas por dia, pode consumir 68,4 kWh por mês.

 De acordo com a EPE (Empresa de pesquisa energética), a média de consumo de energia elétrica nas resisdências dos brasileiros em 2018 foi de 157,9 kWh por mês. No caso do nosso exemplo, um aparelho de ar condicionado funcionando quatro horas por dia durante um mês, consumiria aproximadamente 43% do valor total da conta de energia, ou seja, é um valor relativamente alto.

split system air conditioning - Ar condicionado consome muita energia?

Como economizar energia utilizando ar condicionado?

 Caso você opte por comprar um aparelho de ar condicionado, atente-se aos itens abaixo para economizar energia elétrica ao máximo:

Escolher corretamente o aparelho de ar condicionado

 Analise bem o tipo de ambiente que você deseja instalar o aparelho de ar condicionado, para que não seja instalado um equipamento sobredimensionado, que irá consumir mais energia elétrica e  o atenderá praticamente da mesma forma que um de menor potência atenderia.

 Outro fator é a tecnologia que os aparelhos utilizam. Os aparelhos de ar condicionado comuns, funcionam da seguinte forma: Você programa a temperatura desejada e o aparelho liga. Ao atingir a temperatura, o mesmo desliga. Após perceber que a temperatura caiu novamente, torna a ligar e inicia o ciclo novamente. Lembrando que as partidas dos compressores são os momentos de maior consumo do equipamento.

 Os aparelhos de tecnologia inverter, são mais caros, mas podem reduzir o consumo do equipamento em até 40%. Os aparelhos de ar condicionado inverter funcionam da seguinte forma: Você programa a temperatura desejada e o aparelho liga. Ao atingir a temperatura desejada, ao invés de desligar, ele faz o ajuste da velocidade do compressor, de forma que a temperatura sempre seja mantida com um funcionamento reduzido sem diversas partidas.

Efetuar as manutenções periódicas

 Assim como qualquer equipamento, o aparelho de ar condicionado precisa de manutenções preventivas periódicas para manter seu bom funcionamento. Efetuar a limpeza do filtro e evitar pontos de obstrução da unidade evaporadora (dentro da casa), e limpeza e verificação do nível do gás refrigerante da unidade condesadora (fora da casa), são verificações básicas que não devem deixar de serem realizadas, de preferencia sempre por um profissional qualificado.

Usar de forma consciente e econômica

 Para se usar o aparelho de ar condicionado de forma consciente e econômica, um dos principais pontos é evitar a troca de calor no ambiente, ou seja, mantenha sempre as portas e janelas fechadas durante o funcionamento do equipamento, pois quanto menor essa troca de calor, menor será o esforço para se resfriar o ambiente.

 Como foi dito, um fator muito importante no consumo de energia é a grande quantidade de partidas do compressor. Dessa forma, deve ser avaliada a necessidade ou não de se desligar o aparelho de ar condicionado em curtos períodos, de uma hora por exemplo, pois nesse casos poderá ser mais econômica mantê-lo ligado.

 Programar temperaturas moderadas também ajuda na redução do consumo de energia, pois quanto mais baixa for a temperatura solicitada, maior será o esforço do equipamento para manter a mesma e maior o consumo de energia elétrica.

 Seguindo esses passos, você poderá ter um equipamento que atenda suas necessidades e consuma de forma mais eficiente possível.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:54

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *