Partida estrela-triângulo passo a passo

 Você sabe como montar uma partida estrela-triângulo passo a passo? Leia este breve artigo e descubra.

A partida estrela-triângulo consiste na alimentação do motor com uma redução de tensão nas bobinas durante sua partida. O motor parte em ligação estrela, ou seja, com uma tensão equivalente a 58% da tensão nominal, e após vencer a inércia, o motor é alimentado na ligação triângulo, assumindo a tensão nominal.

O que é uma partida estrela-triângulo?

Índice de Conteúdo

 É fundamental para a partida com chave estrela-triângulo, que o motor tenha a possibilidade de ligação em dupla tensão, e que a maior tensão seja igual à menor multiplicada por raiz de 3, por exemplo, 220/380V, 380/660V, 440/760V.

 Todas as ligações para as diversas tensões, são feitas pelos terminais na caixa de ligação, de acordo com o esquema que acompanha o motor. Esse esquema poderá estar impresso na placa de identificação ou colocado dentro da caixa de ligação.

 A ligação estrela-triângulo é usada praticamente só em motores de baixa tensão, devido à própria linha de dispositivos de comando e proteção adequada.

 No diagrama de força, as três fases R, S e T são protegidas por um fusível por fase (F1, F2, F3), sendo então ligadas aos contatores K1 (que está diretamente acoplado ao relé térmico RT1, que interliga os cabos até o motor) e K2 (que interliga os cabos até o motor e com o contator K3).

 No diagrama de comando, há uma alimentação (fase-fase), e a energia vem através dessas fases, que são protegidas por um fusível por fase (F4, F5), logo abaixo, está representado o contato (95/96 RT1), que interrompe o circuito no caso de uma falha de sobrecarga.

 Ao pressionar o botão de impulso S1, as bobinas do contator K3 e do temporizador T1 são energizadas, e em sequência, energizam a bobina do contator K1, dessa forma o motor parte com fechamento estrela. Após a contagem de tempo do temporizador T1, o contator K3 é desenergizado e entra o contator K2, realizado o fechamento triângulo.

Acesse nossa página de DOWNLOADS, e baixe o diagrama elétrico de como montar uma partida estrela-triângulo deste artigo.

Como fazer uma partida estrela-triângulo?

Partida Estrela Triângulo Força1 - Partida estrela-triângulo passo a passo

Partida Estrela Triângulo Comando1 - Partida estrela-triângulo passo a passo

 Partida estrela-triângulo vantagens

  • Baixo custo (se comparado à chave compensadora).
  • Pouco espaço utilizado pelos componentes.
  • Não há limite máximo de manobras.

 Desvantagens

  • Se o motor não atingir pelo menos 90% da sua velocidade de rotação nominal, durante a comutação para triângulo, o pico de corrente será praticamente o mesmo que o de uma partida direta.
  • O motor deve ter no mínimo seis terminais acessíveis.
  • O valor de tensão da rede deve ser o mesmo que o valor de tensão para o fechamento triângulo do motor.

Como calcular uma partida estrela-triângulo?

Dimensionando os fusíveis F1, F2, F3:

IpM = 1/3 × (Ip/In) × In

Verificar no gráfico de curvas do fabricante do fusível, a interseção entre o tempo de partida e a corrente de partida do motor.

IpM = Corrente de partida do motor

Ao final, a corrente do fusível If deve satisfazer as seguintes condições:

1ª Situação – If ≥ 1,2 x In (Corrente do fusível deve ser maior ou igual a 20% a corrente nominal).

2ª Situação – If ≤ Ifmax de K1 e K2 (Corrente do fusível deve ser menor ou igual a corrente máxima suportada pelos contatos dos contatores K1 e K2 em situação de curto circuito).

3ª Situação – If ≤ Ifmax do Relé Térmico (Corrente do fusível deve ser menor ou igual a corrente máxima suportada pelo Relé térmico em situação de curto circuito).

Dimensionando os contatores K1 e K2:

InK = (InM / Raiz de 3) × 1,15

InK = Corrente nominal do contator

InM = Corrente nominal do motor

Dimensionando o contator K3:

InK = (InM / 3) × 1,15

Dimensionando o relé térmico RT1:

InRT = 1,15 × (InM / raiz de 3) se T<40º C

InRT = 1,25 × (InM / raiz de 3) se T=40º C

Reversão da partida estrela triângulo passo a passo

A partida estrela triângulo pode também ser aplicada em situações onde se necessita inverter o sentido de rotação da máquina. O processo de reversão consiste em adicionar um contator que fará a inversão de duas das três fases. É adicionado também um botão de pulso, de forma que cada sentido seja acionado por um botão. Clique na aba DOWNLOADS e baixe o diagrama de reversão desta partida.

 Viu só como é fácil montar uma partida estrela-triângulo passo a passo? Não deixe de ler nossos outros artigos abaixo.

5 Comments

Add a Comment
  1. Gostei muito do artigo publicado, há como ter acesso a mais conteúdo voltados para área de comando e automação?

    1. Obrigado Oxes! No próprio site existem outros artigos sobre comandos elétricos.

  2. É muito bom contar com vocês para nos auxiliar e ensinar diversas dúvidas.

  3. Sintam se cumprimentados, sera do melhor motivo fazer parte desta alteia creio que vou poder explorar no maximo da aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *