Tipos de interruptores e suas aplicações

 Você conhece os principais tipos de interruptores e suas aplicações? Leia este breve artigo e aprenda mais sobre eles.

 Podemos dizer que todo mundo conhece o que é um interruptor e sabe pelo menos para quê ele serve. Vamos dar uma revisada sobre o funcionamento de um interruptor? Basicamente o interruptor, como o próprio nome sugere, tem a função de interromper a passagem de energia no circuito elétrico. É utilizado em circuitos de iluminação para ligar uma lâmpada ou um conjunto delas.

 Para cada tipo de circuito de iluminação, é necessária a utilização de um interruptor específico. Situações como a quantidade de fases do circuito, a quantidade de circuitos, a quantidade de lâmpadas entre outros, acaba exigindo que determinado modelo seja aplicado. Selecionamos os principas tipos de interruptores e suas aplicações para falar um pouco sobre cada um deles.

Tipos de interruptores e suas aplicações – Interruptor simples

Índice de Conteúdo

Interruptor simples - Tipos de interruptores e suas aplicações

 O interruptor simples possui apenas uma tecla na parte frontal. Na parte traseira existem dois terminais com parafuso para ligação dos cabos, onde aqui estamos chamando de terminais A e B. A tecla desse interruptor possui duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2.

 Na posição 1 os terminais A e B ficam abertos e na posição 2 os terminais A e B ficam fechados.

Esse interruptor é aplicado onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas em circuitos 127 volts.

Tipos de interruptores e suas aplicações – Interruptor múltiplo

Interruptor multiplo - Tipos de interruptores e suas aplicações

O interruptor múltiplo possui mais de uma tecla na parte frontal. Esse tipo de nada mais é que vários interruptores simples numa única peça. Na parte traseira vão existir um par de terminais com parafusos para cada tecla. Em nosso exemplo, existem duas teclas, cada uma delas com seus terminais A e B. As teclas desses interruptores possuem duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2.

 Na posição 1 os terminais A e B ficam abertos e na posição 2 os terminais A e B ficam fechados.

 Esses interruptores são aplicados onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas em circuitos 127 volts localizadas em cômodos diferentes. Dessa forma, cada interruptor pode comandar um circuito em momentos diferentes.

Interruptor bipolar

Interruptor bipolar - Tipos de interruptores e suas aplicações

 O interruptor bipolar possui apenas uma tecla (mais larga que o normal) na parte frontal. Na parte traseira existem quatro terminais com parafuso para ligação dos cabos, onde aqui estamos chamando de terminais A e B, C e D.  A tecla desse interruptor possui duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2.

 Na posição 1 os terminais A e B, C e D ficam abertos e na posição 2 os terminais A e B, C e D ficam fechados.

 Esse interruptor é aplicado onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas em circuitos 220 volts. Em circuitos de iluminação com duas fases, temos que obrigatoriamente utilizar um interruptor que consiga seccionar as duas fases e não deixar nenhum ponto energizado no receptáculo da lâmpada.

Interruptor three way

Interruptor three way - Tipos de interruptores e suas aplicações

 O interruptor three way (paralelo) possui apenas uma tecla na parte frontal. Na parte traseira existem três terminais com parafuso para ligação dos cabos, onde aqui estamos chamando de terminais A, B, C. A tecla desse interruptor possui duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2. Um ponto a ser considerado neste interruptor, é que o terminal B é um ponto comum para os outros dois terminais.

 Na posição 1 os terminais A e B ficam fechados (B e C abertos) e na posição 2 os terminais B e C ficam fechados (B e A abertos).

 Esse interruptor é aplicado na ligação three way, onde é ligado em conjunto com outros dois interruptores simples. São usados onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas de um circuito 127 volts, comandado de três pontos diferentes.

Interruptor three way bipolar

Interruptor three way bipolar - Tipos de interruptores e suas aplicações

 O interruptor three way bipolar (paralelo) possui apenas uma tecla na parte frontal (mais larga que o normal). Na parte traseira existem seis terminais com parafuso para ligação dos cabos, onde aqui estamos chamando de terminais A, B, C e D, E, F.

 A tecla desse interruptor possui duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2. Um ponto a ser considerado neste interruptor, é que o terminal B é um ponto comum para os terminais A e C, e o terminal E é um ponto comum para os terminais D e F.

 Na posição 1 os terminais A e B ficam fechados (B e C abertos) e os terminais D e E ficam fechados (E e F abertos) .Na posição 2 os terminais B e C ficam fechados (B e A abertos) os terminais E e F ficam fechados (D e E abertos).

 Esse interruptor é aplicado na ligação three way, onde é ligado em conjunto com outros dois interruptores bipolares. São usados onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas de um circuito 220 volts, comandado de três pontos diferentes.

Interruptor four way

Interruptor four way - Tipos de interruptores e suas aplicações

O interruptor four way (intermediário) possui apenas uma tecla na parte frontal. Na parte traseira existem quatro terminais com parafuso para ligação dos cabos, onde aqui estamos chamando de terminais A, B, C, D.

 A tecla desse interruptor possui duas posições, chamadas aqui de posição 1 e posição 2. Um ponto a ser considerado neste interruptor, é que a comutação dos contatos é um pouco diferente.

 Na posição 1 os terminais A e D ficam fechados e os terminais B e C ficam fechados. Na posição 2 os terminais A e B ficam fechados e os terminais C e D ficam fechados.

 Esse interruptor é aplicado na ligação four way, onde é ligado em conjunto com outros dois interruptores paralelos (three way). São usados onde se deseja acionar uma ou mais lâmpadas de um circuito 127 volts. Podem ser utilizados para comandar a iluminação de três ou mais pontos diferentes.

Agora que você já conhece os principais tipos de interruptores e suas aplicações, deixe nos comentários o que você achou do artigo.

2 Comments

Add a Comment
  1. otimo em conhecimento

    1. Obrigado Francisco! Não deixe de ler nossos outros artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *