Simbologia elétrica industrial e residencial

 Um esquema elétrico, qualquer que seja, deverá sempre ser feito de maneira a permitir sua interpretação pela pessoa que vai utilizá-lo.

 Ele deverá conter todos os elementos necessários à sua compreensão, a fim de evitar equívoco.

 A simbologia tem por objetivo estabelecer símbolos gráficos para representação de componentes elétricos e a relação entre eles em diagramas elétricos de comandos ou desenhos técnicos. A simbologia elétrica aplica-se, de forma geral, nos campos industrial, residencial, didático entre outros que exigem uma representação esquemática.

 A Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pelas normas nacionais, divulgou que a norma ABNT NBR 5444:1989, que trata dos símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais, foi cancelada sem substituição em 2014. A mesma coisa ocorreu com a norma ABNT NBR 5280:1983, que trata dos símbolos gráficos referentes às instalações elétricas industriais, que foi cancelada sem substituição em 2011. Essas normas tinham mais de 20 anos de publicação e estavam em um formato antigo. Como não foram encontrados interessados em revisá-las, o comitê responsável optou em cancela-las.

 Mesmo canceladas, essas normas continuam sendo muito utilizadas como referência, devido sua simplicidade e por não existirem outras normas nacionais em vigor. Utiliza-se também como referência, os símbolos das normas internacionais como IEC (International Electrotechinical Comission), ANSI (American National Standards Institute) e DIN (Deutsche Industrie Normen).

 O projetista pode também optar por utilizar sua própria simbologia, desde que não se afaste do que é proposto pelas normas. Além disso, cada símbolo deve ser obrigatoriamente especificado em uma legenda no projeto.

 Acesse nossa página de DOWNLOADS, e baixe diversas simbologias elétricas.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *