Quais são os princípios da eletrostática?

Princípios da atração e repulsão

Da observação experimental obteve-se a chamada Lei de DuFay.

“Corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal repelem-se. Corpos eletrizados com cargas de sinais contrários atraem-se.”

Princípio da conservação de cargas elétricas

 O princípio da conservação de cargas elétricas consiste num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas permanece constante. Um sistema eletricamente isolado é um conjunto de corpos que não troca cargas elétricas com o meio exterior.

Tipos de eletrização
O que é eletrização por atrito?

 A eletrização por atrito consiste em dois corpos distintos (de substâncias diferentes), inicialmente neutros, que após serem atritados entre si, ambos se eletrizam, com cargas numericamente iguais, mas de sinais opostos. A explicação deste fenômeno é que, durante o atrito, a quantidade de elétrons trocados entre os corpos é diferente.

 Após o atrito, os corpos A e B ficam eletrizados com cargas de mesmo valor absoluto, mas de sinais opostos.

atrito 300x115 - Quais são os princípios da eletrostática?

O que é eletrização por contato?

 A eletrização por contato consiste em eletrizar um corpo inicialmente neutro com outro corpo previamente eletrizado.

Antes do contato, o corpo A estava com falta de elétrons e o corpo B estava neutro. Durante o contato, o corpo A atraiu elétrons de B, absorvendo-os.

contato 300x103 - Quais são os princípios da eletrostática?

O que é eletrização por indução?

 A eletrização por indução é o processo onde, havendo uma simples aproximação (não há contato físico) de um condutor eletrizado A, chamado de indutor, com um condutor B, chamado de induzido, ocorra no induzido uma separação de cargas, ficando uma região negativa e uma região neutra, porém sem a alteração da carga total do induzido.

indução 300x71 - Quais são os princípios da eletrostática?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 17 de janeiro de 2019 — 20:11