Quais são as leis de Ohm?

 Você sabe quais são as leis de Ohm? Leia este breve artigo e aprenda agora mesmo.

 Os resistores oferecem certa dificuldade à passagem da corrente elétrica, que denominamos resistência elétrica do condutor. O cientista alemão George Simon Ohm (1789-1854), por meio de vários experimentos pôde observar que entre dois pontos de um material percorrido por uma corrente elétrica, existe uma proporcionalidade entre a corrente que circula e a diferença de potencial aplicada ao material. Toda vez que se variar a tensão no circuito, a corrente também irá  variar proporcionalmente, isto é, se aumentarmos a tensão, a corrente também irá aumentar; se diminuirmos a tensão, a corrente também irá diminuir.

 Foi também observado que, se a tensão fosse mantida constante, a corrente apenas varia à medida que a resistência elétrica é variada de forma inversa.

Dessa forma, chegou-se ao que é a primeira lei de Ohm:

“A intensidade da corrente que percorre um condutor é diretamente proporcional à ddp que a ocasionou, e inversamente proporcional à resistência elétrica do condutor.”

formula 4 - Quais são as leis de Ohm?

Onde:

I: Corrente elétrica

R: Resistência elétrica

V: Tensão elétrica

 Ohm também realizou estudos a fim de analisar o comportamento da resistência elétrica nos materiais, variando a resistência de quatro formas diferentes, conforme descrito abaixo:

1° Condição: Foi aplicada uma mesma diferença de potencial (ddp) em dois condutores com mesma área, comprimento e material. Constatou-se que a intensidade da corrente elétrica percorrida nos dois condutores foi a mesma.

2° Condição: Foi aplicada uma mesma diferença de potencial (ddp) em dois condutores com mesmo comprimento e material, mas a área do segundo sendo o dobro do primeiro. Constatou-se um aumento da intensidade da corrente elétrica no segundo condutor.

3° Condição: Foi aplicada uma mesma diferença de potencial (ddp) em dois condutores com mesmo material e área, porém o comprimento do segundo sendo o dobro do primeiro. Constatou-se uma diminuição da intensidade da corrente elétrica no segundo condutor.

4° Condição: Foi aplicada uma mesma diferença de potencial (ddp) em dois condutores com o mesmo comprimento e área, porém de materiais diferentes. Constatou-se que a intensidade da corrente elétrica de cada material é diferente.

 Com essas experiências, Ohm observou que a variação da resistência depende do material, do comprimento e da área, e chegou a seguinte conclusão, conhecida com a segunda lei de Ohm:

“A resistência elétrica do condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional a sua secção e depende ainda do material com que é feito este condutor. ”

resistividade - Quais são as leis de Ohm?

Onde:

R: Resistência

ρ: Resistividade

L: Comprimento

A: Área

 Agora que você já sabe quais são as leis de Ohm, não deixe de ler nosso artigo sobre como resolver um circuito de resistores em série clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *