Por que os pássaros não levam choque nos fios?

 Você alguma vez andando na rua já deve ter olhado para o alto e visto vários pássaros assentados sobre os fios elétricos e estarem tranquilos como se estivessem no galho de uma árvore.  Então deve ter se perguntado: Por que os pássaros que assentam nos fios elétricos não levam choque?

 Não há dúvidas que a eletricidade proporcionou e vem proporcionando cada vez mais o desenvolvimento da humanidade, porém ela pode em alguns momentos ser muito perigosa, não só pra nós, mas também para os animais. Um choque elétrico da ordem de poucos miliampéres que percorre o coração de um ser humano, é suficiente para interromper o ritmo normal de batimentos do coração, causando sérios problemas a outros órgãos do corpo, podendo levar a pessoa à morte.

 Mas e aí, porque os pássaros não levam choque? A resposta é a seguinte: Eles pousaram com os dois pés sobre o fio. Ou seja, estão no mesmo potencial elétrico do fio. Por isso nada acontece com eles. Você se recorda que a eletricidade nada mais é que o fluxo ordenado de elétrons livres nos condutores submetidos a uma diferença de potencial? Pois é, os pássaros nessas circunstâncias não estão sendo submetidos a uma diferença de potencial. Além do mais, vale lembrar que a eletricidade procura sempre fluir através do caminho mais fácil para ela (caminho de menor resistência).

 Os corpos dos pássaros, assim como nossos, são feitos de células, estrutura óssea e tecidos. Esse tipo de material orgânico não fornece à eletricidade um caminho mais fácil para fluir do que aquele que ela já está percorrendo no fio, já que os mesmos são feitos geralmente de alumínio ou cobre, que são bons condutores de eletricidade. Dessa forma, pode-se dizer que nessas condições, com os dois pés sobre o fio, o corpo do pássaro não é um bom condutor de eletricidade.

por que os pássaros não levam choque nos fios - Por que os pássaros não levam choque nos fios?

 Agora, caso o pássaro abra suas asas e consiga alcançar o outro fio, ou toque em alguma estrutura aterrada, nesse momento o mesmo passa a estar submetido a potenciais elétricos diferentes. Dessa forma, o pássaro se torna um condutor que está oferecendo um caminho mais fácil (de menor resistência) para a eletricidade fluir, provocando um curto-circuito e sua morte imediata. O nível deste curto-circuito dependerá tanto da própria rede de energia, do tempo que a corrente fluirá através do corpo da ave e dos níveis de tensão.

 Em algumas áreas da manutenção elétrica, podemos encontrar eletricistas que trabalham em circuitos energizados. Os mesmos passam por muitos treinamentos e preparação, além de usarem sempre equipamentos específicos para realizar esses tipos de atividades. Nesses casos, o eletricista pode usar equipamentos isolantes, não permitindo a circulação da eletricidade por ele, ou equipamentos condutores, que permitem ao eletricista entrar no mesmo potencial elétrico do circuito.

Acredito que agora você tenha conseguido entender por que os pássaros não levam choque nos fios elétricos.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 6 de agosto de 2019 — 17:40

1 Comment

Add a Comment
  1. Dario Gusmão pessoa

    Ótimo muito conteúdo bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *