O que são diagramas elétricos?

 Diagramas elétricos, também chamados de esquemas elétricos, são usados para representar circuitos elétricos através de desenhos e simbologias. A partir dessas representações, os projetos são elaborados, executados e é possível realizar manutenções nas instalações elétricas.

 Interpretar uma instalação elétrica ou realizar algum tipo de manutenção sem um diagrama elétrico em mãos, além de ser extremamente difícil para encontrar o ponto com defeito, torna-se perigoso devido não se saber quais os pontos energizam a instalação e quais equipamentos realmente estão ligados a ela.

 Podem ocorrer variações em como as instalações elétricas são representadas nos diagramas elétricos. A partir dessa informação, os diagramas elétricos podem ser classificados como:

  • Diagrama funcional;
  • Diagrama multifilar;
  • Diagrama unifilar;
  • Diagrama trifilar.
O que é um diagrama elétrico funcional?

 É um tipo de representação onde os componentes do circuito são desenhados o mais próximo possível de sua forma construtiva real, de forma que a interpretação seja rápida e clara. É utilizado para representar pequenos esquemas de ligação e tem fins mais didáticos.

funcional - O que são diagramas elétricos?

O que é um diagrama elétrico multifilar?

 É um tipo de representação onde os circuitos de força e comando são representados ao mesmo tempo, na maioria das vezes com os componentes e seus contatos representados de forma próxima e alinhados, dificultando a interpretação deste tipo de diagrama em circuitos complexos.

multifilar - O que são diagramas elétricos?

O que é um diagrama elétrico unifilar?

 É um tipo de representação onde os circuitos são simplificados de forma unipolar, sem o circuito de comando, focando somente nos principais componentes do circuito. É muito utilizado para interpretação rápida de circuitos demasiado grandes e complexos.

unifilar - O que são diagramas elétricos?

O que é um diagrama elétrico trifilar?

 É um tipo de representação onde os circuitos de força e comando são representados de forma separada, na maioria das vezes com os componentes e seus contatos não sendo representados na mesma página. É o tipo de diagrama mais utilizado devido sua aplicação em circuitos complexos e fácil interpretação para encontrar falhas.

trifilar - O que são diagramas elétricos?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *