O que são contatos elétricos?

 Para se compreender como funciona um comando elétrico, é importante primeiro entender o que são e como funcionam os contatos elétricos.

 Contatos elétricos são componentes integrados em dispositivos e equipamentos elétricos. É através deles que são realizadas as conexões dos condutores. Existem contatos normalmente abertos (NA) e normalmente fechados (NF), e a partir dessas duas condições, são criadas combinações e lógicas de funcionamento dos circuitos elétricos.

 É importante lembrar que, os componentes elétricos são mecanicamente construídos de forma que os contatos normalmente fechados (NF) comutam primeiro que os contatos normalmente abertos (NA), e não simultaneamente como imaginamos.

O que é um contato normalmente aberto?

 Contato normalmente aberto (abreviação NA): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja atuado eletricamente ou manualmente, por exemplo: um botão, sensor ou relé.

1 1 - O que são contatos elétricos?

O que é um contato normalmente fechado?

 Contato normalmente fechado (abreviação NF): Sua posição original é fechada, ou seja, permanece fechado até que seja atuado eletricamente ou manualmente, por exemplo: um botão, sensor ou relé.

2 1 - O que são contatos elétricos?

O que são contatos de força e contatos auxiliares?

 Contatos de alta capacidade de corrente de comutação são chamados de contatos de força, ou contatos principais. São utilizados na ligação do circuito de força de motores ou de cargas que exigem correntes elevadas. A sua marcação é feita por um dígito.

 Os contatos a serem usados nas lógicas dos comandos são chamados de auxiliares. Eles suportam baixas intensidades de corrente, e não podem ser aplicados em circuitos de carga. A sua marcação é feito por dois dígitos.

 O exemplo abaixo ilustra o que são contatos de força e contatos auxiliares em um contator.

Sem título - O que são contatos elétricos?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *