O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

 Provavelmente durante alguma viagem, você já deve ter reparado que os cabos de alta tensão das linhas de transmissão passam em determinados pontos acima das rodovias. Já deve ter reparado também que nesses mesmos cabos ficam presas algumas bolas laranjas, que nos lembram muito bolas de basquete.

O que são aquelas esferas laranjas nos fios de alta tensão - O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

Mas afinal de contas, para que servem aquelas bolas laranjas presas nos cabos de alta tensão?

 Na verdade, elas se chamam esferas de sinalização diurna. Essas esferas são equipamentos de segurança que devem ser instalados nos cabos das torres de transmissão que ficam em locais sujeitos a voos de aviões e helicópteros, para servirem de alerta aos pilotos para que os mesmos não se aproximem dos cabos e venha a ocorrer um acidente.

 Essas esferas de sinalização são fixadas em alguns casos no cabo para-raios, no condutor de maior altura ou em ambos os casos. Elas são usadas ​​para destacar estruturas (neste caso, cabos) quando é impraticável torná-las visualmente reconhecíveis (geralmente à distância), pintando-as. Você verá essas esferas em extensos cabos catenários que atravessam não só rodovias, como também cânions, rios, lagos e vales.

 Essas esferas devem ser facilmente visíveis a alguns milhares de metros de distância. É por isso que elas são grandes o suficiente para serem observadas à distância. Além disso, elas geralmente são fabricadas com cores que oferecem o máximo contraste com o terreno de fundo.

 Tais equipamentos de segurança foram projetados para resistir a intempéries e raios ultravioletas, além de não entrarem em atrito com o cabo e nem causar eletrólise ou ressonância harmônica durante eventuais vibrações. Podem resistentir à corrosão, ferrugem, água, poeira e alta temperatura, podendo ser usadas por muito tempo. 

 De modo geral, as esferas de sinalização são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro, contando com cerca de 600 mm de diâmetro e pesando em média 5 kg.

 As esferas de sinalização são itens de instalação obrigatória no setor elétrico brasileiro. Segundo a norma brasileira ABNT NBR 6535, essas esferas podem ser disponibilizadas nas cores laranja ou vermelho. Em outros países é comum encontrar esferas com outras cores.

O que são aquelas bolas nos fios de alta tensão - O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *