O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

 Provavelmente durante alguma viagem, você já deve ter reparado que os cabos de alta tensão das linhas de transmissão passam em determinados pontos acima das rodovias. Já deve ter reparado também que nesses mesmos cabos ficam presas algumas bolas laranjas presas nos cabos de alta tensão, que nos lembram muito bolas de basquete.

O que são aquelas esferas laranjas nos fios de alta tensão - O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

Mas afinal de contas, para que servem aquelas bolas laranjas presas nos cabos de alta tensão?

 Na verdade, elas se chamam esferas de sinalização diurna. Essas esferas são equipamentos de segurança que devem ser instalados nos cabos das torres de transmissão que ficam em locais sujeitos a voos de aviões e helicópteros, para servirem de alerta aos pilotos para que os mesmos não se aproximem dos cabos e venha a ocorrer um acidente.

 Essas esferas de sinalização são fixadas em alguns casos no cabo para-raios, no condutor de maior altura ou em ambos os casos. Elas são usadas ​​para destacar estruturas (neste caso, cabos) quando é impraticável torná-las visualmente reconhecíveis (geralmente à distância), pintando-as. Você verá essas esferas em extensos cabos catenários que atravessam não só rodovias, como também cânions, rios, lagos e vales.

Aproveite e leia também por que os fios das torres não ficam esticados.

 Essas esferas devem ser facilmente visíveis a alguns milhares de metros de distância. É por isso que elas são grandes o suficiente para serem observadas à distância. Além disso, elas geralmente são fabricadas com cores que oferecem o máximo contraste com o terreno de fundo.

 Tais equipamentos de segurança foram projetados para resistir a intempéries e raios ultravioletas, além de não entrarem em atrito com o cabo e nem causar eletrólise ou ressonância harmônica durante eventuais vibrações. Podem resistentir à corrosão, ferrugem, água, poeira e alta temperatura, podendo ser usadas por muito tempo. 

 De modo geral, as esferas de sinalização são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro, contando com cerca de 600 mm de diâmetro e pesando em média 5 kg.

 As esferas de sinalização são itens de instalação obrigatória no setor elétrico brasileiro. Segundo a norma brasileira ABNT NBR 6535, essas esferas podem ser disponibilizadas nas cores laranja ou vermelho. Em outros países é comum encontrar esferas com outras cores.

O que são aquelas bolas nos fios de alta tensão - O que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão?

Como as esferas são instaladas?

 Durante a construção das linhas ou manutenção das mesmas quando estão desligadas, um eletricista desliza por sobre os cabos levando com ele as esferas. Em linhas de transmissão já energizadas, onde é necessário realizar a substituição ou reposição das esferas, é utilizado o método de trabalho em linha viva com helicóptero, conforme o vídeo abaixo:

A fonte do vídeo é a página do YouTube helicopterlineman.

 Viu só o que são aquelas bolas presas nos cabos de alta tensão? Aliás, não deixe de ler nossos outros artigos.

24 Comments

Add a Comment
  1. Q LGL!!! Bastante esclarecedor. So faltou falar sobre a questão da diversidade de cores destes esquipamentos.

      1. Fiquei com o coração na mão 😱

    1. A cor é para contrastar com a área onde está a linha de energia como foi mencionado do texto, e ficar mais fácil de ser visualizado pelos pilotos que passam próximo de lá.

      1. Ótima colocação! Obrigado pela contribuição.

  2. Muito bom o vídeo, não sabia que era colocado desta forma, excelente..

    1. Nossa…é um trabalho e tanto.
      Serviço arriscado mas é uma viagem que se vê as paisagens…
      Tem que ter firmeza no negócio. ..
      Parabéns a tds😻🙏

      1. Muito boa essa matéria.
        Todos deveriam ler
        Deveria ser lei usar essas esferas até certa distância de área de vôo … Ou até sem ser pq pane em avião não se sabe onde pode acontecer …
        Acho que se tivesse essas esferas onde aconteceu o acidente o piloto teria tentado outro pouso.
        Lamentável as mortes das pessoas … Deus abençoe essas famílias pq não tenho nhã nenhuma afinidade com a Marília e estou sofrendo só em saber que deixou um filho com menos de dois anos que poderia está viva e tbm ad demais famílias 😪😪😪😪😪😪

  3. MUITO LEGAL MESMO. SEMPRE QUIS SABER SOBRE ISSO. PARABÉNS

  4. Camarada, não sei quem é mais incrível, quem instala as bolas ou o piloto que mantem o helicóptero estável… Dupla perfeita.. parabéns,

  5. Eu viajo muito pelas estradas do meu estado e sempre tive a curiosidade de saber a finalidade dessas bolas. Agora já sei. Obrigado pelas informações.

    1. Obrigado você Adalberto!

  6. Um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo que veio antes e depois.

  7. Eu gostei obrigado!

  8. Maravilhoso!!
    Parabéns a todos os profissionais envolvidos !!!!

  9. QUADO VAO SER INSTALADAS OU TROCADAS A ENERGIA TA LIGADA OU DESLIGADA

    1. Diogo, pode ocorrer nos dois casos.

  10. Show de bola, parabéns!

    1. Obrigado Rondinelly!

  11. Excelente comentário.
    Tenho conhecimento próprio do assunto porque durante 3 anos 1967/1970 trabalhei numa Companhia de Alta Tensão como Adjunto Chefe duma zona da Companhia Hidroelétrica do Norte de Portugal – CHENOP, tendo estado ligado desde projeto, montagem e manutenção de linhas e subestações. Estas bolas de sinalização também são obrigatórias na União Europeia e também ajudam as aves migratórias a afastarem-se dos cabos.

    1. Obrigado pelo comentário Nelson!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *