O que é uma chave fim de curso?

 A chave fim de curso, também comumente conhecida como limite fim de curso, é um dispositivo de atuação mecânica que, assim que seu atuador mecânico é manobrado por uma força física, provoca a comutação dos seus contatos elétricos, que podem ser inseridos em lógicas de comandos elétricos para ligar ou desligar equipamentos.

chave fim de curso 288x300 - O que é uma chave fim de curso?

 As chaves fim de curso são construídas em invólucros de diversos tipos de formatos e tamanhos, assim como seu atuador mecânico, que é a peça que irá sofrer a atuação mecânica por uma força física externa.

 Os atuadores das chaves fim de curso podem ser do tipo pino, alavanca, roldana, basculante, haste, cruzeta, entre outros, de acordo com cada aplicação.

chave fim de curso 1 - O que é uma chave fim de curso?

Onde é utilizada uma chave fim de curso?

 Existem disponíveis diversos tipos de chaves fim de curso que podem ser instaladas em várias posições de atuação (vertical, horizontal, em ângulo), sendo muito aplicadas na indústria em situações que exigem indicar o posicionamento, detectar ou monitorar partes e peças de uma máquina ou processo, além de ser aplicada junto com outros dispositivos como componentes de segurança, como por exemplo, dar condições elétricas de ligar uma máquina somente se a porta da mesma estiver fechada com a chave fim de curso atuada.

Simbologia da chave fim de curso

simbologia chave fim de curso 300x150 - O que é uma chave fim de curso?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:54

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *