O que é um relé fotoelétrico?

 É um dispositivo capaz de acionar automaticamente um circuito à partir da variação de luminosidade do ambiente. É muito utilizado no acionamento das lâmpadas dos postes nas ruas das cidades (iluminação pública).

 O relé fotoelétrico possui internamente um fotoresistor, chamado LDR (light dependent resistor). O fotoresistor é um componente eletrônico que possui a característica de alterar seu valor de resistência de forma inversamente proporcional intensidade de luz que incide sobre ele.

 Dessa forma, quanto maior a quantidade de luz que o fotoresistor recebe, menor é sua resistência (Ω), e quanto menor a quantidade de luz que o mesmo recebe, maior é sua resistência (MΩ).

2 pecas fotoresistor ldr 5mm pic arduino sensor de luz D NQ NP 555815 MLB25302297702 012017 F - O que é um relé fotoelétrico?

 Essa variação de resistência faz o fotoresistor acionar ou não um relé interno, que pode ser utilizado para ligar e desligar por exemplo, um circuito de iluminação.

22 167x300 - O que é um relé fotoelétrico?

 Ao anoitecer, o relé fotoelétrico aciona o circuito de iluminação e ao amanhecer, desliga o mesmo. Algo que deve ser levado em consideração, é o lugar que o relé fotoelétrico deve ser instalado, pois o mesmo não pode sofrer interferência da iluminação do circuito que está sendo acionando por ele.

 Deve-se também atentar para o nível máximo de corrente que o relé suporta, normalmente 10 A. Caso a corrente do circuito de iluminação ultrapasse esse valor, pode-se utilizar o relé fotoelétrico para acionar a bobina de um contator, e usar os contatos de força desse contator para acionar o circuito de iluminação.

Esquema de ligação do relé fotoelétrico:

14 1 - O que é um relé fotoelétrico?

Simbologia do relé fotoelétrico:

relé fotoelétrico simbologia 300x286 - O que é um relé fotoelétrico?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *