O que é um dispositivo contra surtos – DPS?

 Cresce cada vez mais a quantidade de eletrônica presente nos equipamentos residenciais (eletrodomésticos), o que exige proteções cada vez mais eficazes e adequadas.

 As sobretensões transitórias são as principais causadoras da queima de computadores, telefones, televisores e outros aparelhos eletrodomésticos.

 Sobretensão é uma tensão cujo valor excede o valor nominal da instalação. A sobretensão transitória é um aumento de tensão que surge na instalação elétrica devido a descargas atmosféricas (raios) ou manobras na rede elétrica. Essa alta tensão e a responsável por danos na instalação elétrica e nos equipamentos eletroeletrônicos.

 Também conhecida como pico de tensão transitória, a tensão aparece por uma fração de segundos, com um tempo de subida muito curto, na ordem de microssegundos, e decrescem em um intervalo de ate centenas de microsegundos.

As sobretensões transitórias podem ser geradas através de:

Descargas diretas:

 As descargas diretas ocorrem quando um raio cai diretamente sobre a construção ou nas suas proximidades (estrutura), bem como na própria rede elétrica da instalação.

 Por mais que seja uma situação estatisticamente mais difícil de ocorrer, é a mais destrutiva e que traz os maiores riscos, pois sua energia e muito grande, uma vez que 50% dos raios ultrapassam os 25kA de pico e 1% chegam a ultrapassar valores de 180kA.

Descargas indiretas:

 As descargas indiretas ocorrem quando um raio cai em regiões distantes, mas chega até as residências através da rede elétrica. Após a queda de um raio, todo o seu entorno (até 3 km) podem sofrer interferências eletromagnéticas que podem provocar a queima de equipamentos eletrodomésticos.  As sobretensões de manobra têm características similares às descargas indiretas.

Como funciona um DPS?

 O dispositivo protetor de surto (DPS) é um componente instalado em quadros de distribuição, que tem a função de desviar essas correntes para a terra e limitam a sobretensão a valores compatíveis com os equipamentos conectados à rede.

 O DPS possui funcionamento similar a um para-raios, onde em situações normais não conduz par a terra, e em situações anormais (no caso, uma sobretensão transitória), passa a conduzir para a terra, escoando toda a sobretensão.

 A utilização do DPS destaca-se não só pela proteção dos equipamentos, como também pelo transtornos e despesas que eventualmente venham a ocorrer na instalação elétrica após exposição às tensões transitórias.

 A norma brasileira ABNT NBR-5410, define explicitamente a necessidade da instalação desse dispositivo (DPS) nas instalações que estejam expostas ao risco de sobretensão. Lembrando que o Brasil, é o país com maior incidência de descargas atmosféricas (raios) no mundo.

O que é um DPS 288x300 - O que é um dispositivo contra surtos - DPS?

Onde instalar o DPS?

 A norma prevê que nos casos em que for necessário o uso de DPS e nos casos em que esse uso for especificado, independentemente da obrigatoriedade estabelecidos na norma, a disposição dos DPS deve respeitar os seguintes critérios:

  • Para proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra, os DPS devem ser instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal, localizado o mais próximo possível do ponto de entrada; ou
  • Para proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou em suas proximidades, os DPS devem ser instalados no ponto de entrada da linha na edificação.

Dispositivo protetor de surtos dps onde instalar - O que é um dispositivo contra surtos - DPS?

Sistema de aterramento

 Como o DPS é o dispositivo responsável em proteger as instalações elétricas e equipamentos contra as sobretensões transitórias e também escoar correntes de surto, para o seu correto funcionamento é necessário que o sistema de aterramento (sistema responsável por impedir diferenças de potencial danosas, seja para segurança das pessoas, seja para o bom funcionamento dos equipamentos) e a equipotencialização da instalação estejam bem feitas.

Simbologia do DPS:

Simbologia dispositivo protetor de surtos 300x267 - O que é um dispositivo contra surtos - DPS?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *