O que é um disjuntor termomagnético?

 Os disjuntores termomagnéticos são dispositivos utilizados para proteção dos cabos e componentes elétricos que compõem uma rede de distribuição de energia elétrica contra os efeitos de correntes de sobrecargas e curtos- circuitos.

 Os tipos mais comuns de disjuntores encontrados em instalações residenciais e similares, são construídos baseados na norma NBR NM 60898 (Disjuntores para proteção de sobrecorrentes para instalações domésticas e similares), de forma que não ofereçam riscos e possam ser manipulados inclusive por pessoas leigas em eletricidade.

 Diferente de dispositivos baseados em outras normas que são construídos visando mais as instalações e os equipamentos, considerando que as pessoas que irão manuseá-los serão qualificadas.

 Os disjuntores termomagnéticos possuem componentes internos capazes de detectar sobrecargas e curtos-circuitos.

 Para proteção contra sobrecargas, o disjuntor termomagnético é composto por um disparador térmico com atraso (elemento bimetálico), ou seja, a sobrecarga é uma elevação de corrente acima da nominal que ocorre de forma gradativa. O elemento bimetálico também vai se aquecendo de forma gradativa e em um determinado momento, a dilatação desse elemento provoca a atuação do mecanismo de desligamento do disjuntor, provocando seu desarme.

 Após o desarme, o disjuntor só dará condições de ser rearmado após o resfriamento do elemento bimetálico.

 Para proteção contra curtos-circuitos, o disjuntor termomagnético é composto por um disparador magnético (bobina), ou seja, o curto circuito é uma elevação de corrente acima da nominal que ocorre de forma instantânea. O elemento magnético tem a intensidade do seu campo aumentada de forma proporcional ao aumento repentino da corrente elétrica, de forma que provoca a atuação do mecanismo de desligamento do disjuntor, provocando seu desarme.

 Após o desarme, o disjuntor só dará condições de ser rearmado após ser reparado o motivo causador do curto-circuito.

Quais as curvas dos disjuntores termomagnéticos?

 A atuação destes dois elementos (térmico e magnético), varia de acordo com a curva característica do disjuntor. Cada tipo de carga necessita de um disjuntor com características especificas para tal, de forma que a atuação seja precisa e a proteção seja efetiva.

Curva B: É utilizada para proteção de circuitos que alimentam cargas com características predominantemente resistivas, como lâmpadas incandescentes, chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos, além dos circuitos de tomadas de uso geral. Possui um disparo de 3 a 5 vezes a sua corrente nominal.

Curva C: É utilizada para proteção de circuitos que alimentam especificamente cargas de natureza indutiva que apresentam picos de corrente no momento da partida, como aparelho micro-ondas, ar condicionado, motores para bombas, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas. Possui um disparo de 5 a 10 vezes a sua corrente nominal.

Curva D: Para proteção de circuitos que alimentam cargas altamente indutivas que apresentam elevados picos de corrente no momento de partida, como grandes motores, transformadores, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas. Possui um disparo de 10 a 20 vezes a sua corrente nominal.

Como especificar corretamente um disjuntor?

 O disjuntor termomagnético deve ser especificado de forma que proteja tanto o equipamento, quanto o cabo que energiza o equipamento. Devem também ser levados em consideração, o nível de tensão e o nível de curto circuito que o disjuntor estará submetido.

 Deve ser seguida a seguinte regra: A Corrente nominal do circuito deve ser menor ou igual a corrente nominal do disjuntor, que deve ser menor ou igual a corrente nominal do cabo.

Tipos de disjuntores

Disjuntor monopolar

 É o disjuntor específico para proteção de circuitos monofásicos com uma fase.

disjuntor monopolar 198x300 - O que é um disjuntor termomagnético?

Simbologia do disjuntor monopolar

disjuntor monopolar simbologia - O que é um disjuntor termomagnético?

Disjuntor bipolar

 É o disjuntor específico para proteção de circuitos monofásicos com duas fases.

disjuntor bipolar 244x300 - O que é um disjuntor termomagnético?

Simbologia do disjuntor bipolar

disjuntor bipolar simbologia - O que é um disjuntor termomagnético?

Disjuntor tripolar

 É o disjuntor específico para proteção de circuitos trifásicos com três fases.

disjuntor tripolar 266x300 - O que é um disjuntor termomagnético?

Simbologia do disjuntor tripolar

disjuntor tripolar simbologia - O que é um disjuntor termomagnético?

Disjuntor tetrapolar

 É o disjuntor específico para proteção de circuitos trifásicos com três fases e o neutro.

disjuntor tetrapolar 292x300 - O que é um disjuntor termomagnético?

Simbologia do disjuntor tetrapolar

disjuntor tetrapolar simbologia - O que é um disjuntor termomagnético?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *