O que é um disjuntor-motor?

 Você provavelmente já viu esse componente alguma vez. Mas afinal, você sabe o que é um disjuntor-motor? Leia este breve artigo e aprenda mais sobre esse componente elétrico. 

 O disjuntor-motor é um dispositivo que permite a manobra e proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos de circuitos contendo, por exemplo, motores elétricos e transformadores.

Como funciona um disjuntor-motor?

Índice de Conteúdo

 O disjuntor-motor é equipado com um disparador de sobrecarga em função da corrente, com elemento bimetálico, e um disparador de sobrecorrente instantâneo, com elemento eletromagnético de curto-circuito.

O disjuntor-motor permite manobra e proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos de motores elétricos, e seus disparadores podem ser calibrados até 19 vezes a corrente nominal máxima do disjuntor.

ES001717 300x300 - O que é um disjuntor-motor?

 A corrente nominal do motor/transformador a ser protegido é ajustada na escala frontal do disjuntor, para atuação do elemento bimetálico de sobrecarga. 

 Uma grande diferença em relação a utilizar este tipo de disjuntor em relação ao disjuntor termomagnético comum, é sua forma construtiva, que permite além das proteções básicas, realizar manobras diretamente em sua manopla ou botões. Dessa forma, podemos dizer que o disjuntor-motor é um componente 3 em 1, já que em determinados casos atende as mesmas funções dos fusíveis, contator e relé térmico bimetálico. 

 Nota-se também um grande ganho de espaço nos paineis utilizando disjuntores-motores em relação aos que utilizam fusíveis e relé térmico ou disjuntores de caixa moldada. Veja a comparação abaixo: 

economia de espaco paineis com disjuntor motor - O que é um disjuntor-motor?

Como dimensionar um disjuntor-motor?

 A escolha do disjuntor-motor vai ser parecida com a escolha de um relé térmico bimetálico. Basta escolher o disjuntor que permite um ajuste da corrente nominal ou corrente de trabalho do motor para proteção contra sobrecargas. Em relação a proteção contra curto-circuitos, podemos verificar o tempo de abertura do disjuntor na curva fornecida pelo fabricante. 

 Como exemplo, vamos dimensionar o disjuntor para um motor de potência 7,5 cv, 380 V, In 10,7 A, Ip/In 7, fator de serviço 1,15 e tempo de partida 2 segundos. 

 Você terá que procurar no catálogo do fabricante (nosso exemplo WEG) e procurar na tabela os dados coletados na placa do motor, conforme imagem abaixo: 

tabela dimensiosar disjuntor motor - O que é um disjuntor-motor?

Você poderá deixar a corrente ajustada em 10,7 A levando em consideração a corrente nominal do motor ou então deixar ajustado em 12,0 A, levando em consideração a corrente nominal vezes o fator de serviço. 

Para verificar o tempo de atuação da proteção contra curto-circuito, vamos analisar o gráfico abaixo:

dimensionar disjuntor motor - O que é um disjuntor-motor?

 Pelos dados que pegamos na placa de dados do motor, o mesmo atinge 7 vezes a corrente nominal durante a partida, ou seja, 74,9 A.

 Veja na linha contínua do gráfico (circuitos trifásicos), que o disjuntor-motor suporta uma corrente 7 vezes maior que a nominal durante 4 segundos. Ou seja, suporta a partida do nosso motor do exemplo, que é de 2 segundos. 

Vantagens de utilização

    • São dispositivos compactos, que permitem ser instalados lado a lado com outros componentes similares. 
    • Possuem manoplas que podem ser bloqueadas, garantindo segurança ao manutentor. 
    • Possuem contatos auxiliares, que podem ser utilizados em lógicas de comandos e sinalização de defeito. 
    • São dispositivos que suportam que em sua maioria, suportam mais de 60.000 ciclos de operações. 
    • Suportam a instalação de uma variedade de acessórios intercambiáveis (conectores, blocos de contatos, manoplas externas).
    • Sensíveis à falta de fase.

 Alguns fabricantes de disjuntores-motores oferecem a possibilidade de serem acrescentados acessórios, como bloco de contatos auxiliares (atuados em conjunto com os contatos principais do disjuntor), bloco de contato de alarmes, atuados somente mediante um curto-circuito ou uma sobrecarga (desligamentos através do acionamento manual não há comutação desses contatos).

 Além disso, podem ser instalados disparadores de subtensão (desliga o disjuntor em caso de interrupção de tensão) e módulos de seccionamento (um tipo de tomada que permite a desconexão do disjuntor da rede elétrica). 

Simbologia 

disjuntor2 - O que é um disjuntor-motor?

Como estamos falando de disjuntor, não deixe de ler o nosso artigo onde explicamos como funciona um. Clique aqui e aprenda mais.

8 Comments

Add a Comment
  1. Vale ressaltar que a principal característica que diferencia o disjuntor motor dos demais é que o mesmo possui as mesmas funcionalidades na proteção da sobrecarga, por falta de fase, do relé bimetálico.

    1. Obrigado pelo complemento Gelson!

      1. Gostei do site muito elucidativo sobre Reles.

      2. Obrigado José!

  2. Muito bom esse assunto, esclareceu algumas dúvidas

  3. Eu posso ligar um Disjuntor motor para proteger o meu equipamento na ausência de falta de fase e curto circuito e sobre carga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *