O que é um disjuntor-motor?

 O disjuntor-motor é um dispositivo que permite a manobra e proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos de circuitos contendo, por exemplo, motores elétricos e transformadores.

Como funciona um disjuntor-motor?

 O disjuntor-motor é equipado com um disparador de sobrecarga em função da corrente, com elemento bimetálico, e um disparador de sobrecorrente instantâneo, com elemento eletromagnético de curto-circuito.

ES001717 300x300 - O que é um disjuntor-motor?

 A corrente nominal do motor/transformador a ser protegido é ajustada na escala frontal do disjuntor, para atuação do elemento bimetálico de sobrecarga. O ajuste do disparador de curto-circuito é fixo e já vem de fábrica geralmente regulado em 13 vezes a corrente nominal do disjuntor.

Quais as vantagens de se utilizar um disjuntor-motor?
    • São dispositivos compactos, que permitem ser instalados lado a lado com outros componentes similares. 
    • Possuem manoplas que podem ser bloqueadas, garantindo segurança ao manutentor. 
    • Possuem contatos auxiliares, que podem ser utilizados em lógicas de comandos e sinalização de defeito. 
    • São dispositivos que suportam que em sua maioria, suportam mais de 60.000 ciclos de operações. 
    • Suportam a instalação de uma variedade de acessórios intercambiáveis (conectores, blocos de contatos, manoplas externas).
    • Sensíveis à falta de fase.

 Alguns fabricantes de disjuntores-motores oferecem a possibilidade de serem acrescentados acessórios, como bloco de contatos auxiliares (atuados em conjunto com os contatos principais do disjuntor), bloco de contato de alarmes, atuados somente mediante um curto-circuito ou uma sobrecarga (desligamentos através do acionamento manual não há comutação desses contatos).

 Além disso, podem ser instalados disparadores de subtensão (desliga o disjuntor em caso de interrupção de tensão) e módulos de seccionamento (um tipo de tomada que permite a desconexão do disjuntor da rede elétrica) .

Simbologia do disjuntor-motor

disjuntor2 - O que é um disjuntor-motor?

 

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *