O que é um circuito elétrico?

 Se nos for perguntado qual a característica comum de uma televisão, um liquidificador, um notebook e uma lâmpada, provavelmente diremos que todos eles necessitam de energia elétrica para funcionar.

 Para se ter uma corrente elétrica, isto é, para os portadores de carga se moverem de maneira ordenada, é preciso haver uma diferença de potencial (ddp) entre as duas extremidades de um fio condutor.

 Na maioria dos casos, essa diferença de potencial é mantida por um gerador ou fonte de tensão.

 Um circuito elétrico, nada mais é do que movimento de uma corrente elétrica percorrida pelos condutores e entre os dois terminais da fonte de tensão.

 Geralmente, um circuito elétrico é constituído por uma ou mais fontes de tensão (geradores), que pode ser uma pilha, fios condutores e outros componentes, que chamaremos de elementos resistivos, como uma lâmpada por exemplo.

Logo abaixo temos dois exemplos de circuitos com lâmpadas:

O primeiro circuito, em série, mostra três lâmpadas (H1, H2 e H3) que serão energizadas pela bateria, caso a chave S1 seja acionada.

4 300x166 - O que é um circuito elétrico?

O segundo circuito, em paralelo, mostra três lâmpadas (H1, H2  e H3) que serão energizadas pela bateria, caso a chave S1 seja acionada.

3 300x138 - O que é um circuito elétrico?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *