O que é um bloqueio elétrico?

Você sabe o que é um bloqueio elétrico e como fazê-lo?

Provavelmente você já ficou sabendo de alguma situação parecida com essa: o eletricista desliga o disjuntor de um circuito e sai para realizar a manutenção. Alguma pessoa desavisada passa, vê o disjuntor desligado e volta a ligá-lo. Em alguns casos, o eletricista que está do outro lado no circuito pode simplesmente só levar um choque. Em outros casos o mesmo pode vir a óbito. 

 O resultado vai depender de outros vários fatores, como níveis de tensão e potência do circuito que o eletricista esta sujeito, além do local onde o mesmo estava no momento (trabalho em altura, no interior de uma máquina) entre outros riscos. 

 Podem ocorrer casos também onde uma própria falha no circuito provocar um religamento acidental e provocar uma fatalidade.

 A OSHA (Occupational Safety and Health Administration), orgão do Ministério do Trabalho nos EUA, foi criado com a responsabilidade de estabelecer requisitos destinados à gestão de saúde e segurança do trabalho das empresas onde os trabalhadores de manutenção e operação estão sujeitos à energização elétrica acidental ou liberação de energia acumulada de fontes de energia como: mecânica, pneumática, hidráulica, química e térmica.

 No Brasil, o Ministério do Trabalho através das NR´s (Normas Regulamentadoras) estabelece requisitos mínimos obrigatórios de segurança em diversos segmentos, baseando-se em normas internacionais como a OSHA.

 Para trabalhos em eletricidade, foi criada a NR-10, responsável por estabelecer os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

 Um desses requisitos mínimos que deverão ser atendidos é o de controlar e garantir que os funcionários possam isolar as máquinas de suas fontes de energia e torná-las inoperantes antes do início de quaisquer serviços, sendo que os empregadores possuem total flexibilidade para desenvolver procedimentos que atendam a necessidade de seus locais de trabalho e determinados tipos de máquinas que possuem.

 O bloqueio elétrico consiste no desligamento do componente responsável pela energização de um circuito (geralmente um disjuntor) e na inserção de um cadeado nesse disjuntor desligado, de forma que o mesmo não possa ser religado por outra pessoa durante toda a manutenção.

bloqueio elétrico 300x200 - O que é um bloqueio elétrico?

 Dessa forma, o bloqueio elétrico impede que alguém possa acessar e/ou manobrar tal componente e vir a energizar um determinado circuito, onde trabalhadores estejam intervindo numa manutenção. Podem ser utilizados cadeados individualmente ou coletivamente, através de dispositivos multiplicadores, em situações onde várias equipes estejam trabalhando em um mesmo equipamento, porém em frentes de serviço diferentes. Dessa forma, a máquina só será energizada quando todos os cadeados das equipes forem retirados.

dispositivos de bloqueio aprendendo elétrica - O que é um bloqueio elétrico?

 É importante frisar que o bloqueio nos circuitos elétricos deve ser realizado principalmente nos circuitos de força (potência), podendo ser complementado com o desligamento do circuito de comando. Desligar somente o circuito de comando NÃO é considerado um bloqueio efetivo.   

 Junto ao dispositivo de bloqueio, é inserido também um cartão de sinalização, contendo geralmente a foto do responsável pelo bloqueio, sua função e setor de alocação, além do nome do circuito ou equipamento que foi bloqueado pelo mesmo. A finalidade do cartão de sinalização é alertar visualmente as pessoas não envolvidas no processo de que o equipamento encontra-se bloqueado por algum motivo e não pode em hipótese alguma ser energizado.

 Lembrando que existem outras fontes de energia além da elétrica, que obrigatoriamente também devem ser bloqueadas. Elas possuem seus dispositivos específicos de bloqueio.

 Um ponto importante é em relação aos treinamentos, que deverão ser realizados de forma que os funcionários compreendam a finalidade e importância de se realizar o procedimento de bloqueio elétrico. É preciso também fornecer treinamentos de reciclagem para todos os funcionários autorizados e afetados sempre que houver alterações em máquinas e processos que possam vir a apresentar riscos adicionais que antes não foram contemplados.

Exemplo prático de um bloqueio

 Um motor elétrico queimou e necessita ser trocado. Próximo a este motor, funciona um cilindro movido a ar comprimido. Caso este cilindro se movimente durante a retirada do motor, pode vir a bater e machucar a pessoa que está efetuando a manutenção. 

 Deverão então ser realizados dois bloqueios: Um bloqueio elétrico, no circuito de força do motor, impedindo que o mesmo possa ser energizado durante a desconexão de seus cabos e um bloqueio mecânico, no registro do ar comprimido do cilindro, de forma que o mesmo não se movimente mais até que a atividade seja concluída. 

exemplo de bloqueio aprendendo elétrica - O que é um bloqueio elétrico?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 15 de junho de 2019 — 09:57