O que é rendimento de um motor elétrico?

 Você sabe o que é rendimento de um motor elétrico? Se você não sabe ou quer dar uma relembrada nesse conceito, não deixe de ler esse breve artigo.

Vamos lá…

 O motor elétrico é sem dúvidas uma máquina elétrica muito importante para realização de diversas tarefas na vida do ser humano. Na indústria, o motor é responsável pelo acionamento de grandes cargas, como ventiladores, correias transportadoras e bombas. Em casa, podem ser aplicados principalmente em eletrodomésticos, como batedeiras, liquidificadores e ventiladores. Para cada aplicação, um tipo específico de motor deve ser utilizado, de forma que a máquina possa ter seu melhor desempenho.

O que é rendimento de um motor elétrico 6 - O que é rendimento de um motor elétrico?

 Um motor elétrico é um dispositivo que funciona com corrente alternada ou contínua e que converte a energia elétrica em movimento ou em energia mecânica. Porém, nem toda a energia elétrica que é aplicada no motor é efetivamente transformada em trabalho útil no eixo. Nesse processo de conversão de energia, as perdas estarão sempre presentes e não podemos desconsiderá-las.

Vamos analisar a placa de dados abaixo:

placa de dados - O que é rendimento de um motor elétrico?

 Um dos primeiros dados da placa é a potência do motor, fornecida tanto em kW (quilowatts) quanto em cv (cavalo vapor). Aproveite e leia o artigo Existe diferença entre hp e cv?

Calcular rendimento de um motor

Índice de Conteúdo

 Essa potência 1 cv ou 0,75 kW é a potência mecânica que o eixo do motor pode fornecer. Não é a potência consumida da rede pelo motor para o mesmo funcionar. Não se esqueça de que existem as perdas na transformação da energia elétrica até a energia mecânica. AS PERDAS DOS MOTORES DE INDUÇÃO PODEM SER SUBDIVIDIDAS EM: perdas no enrolamento, ou no cobre – perdas no ferro, ou em vazio – perdas mecânicas (atrito dos mancais, ventilação). A qualidade dos materiais utilizados na fabricação do motor também pode influenciar no seu desempenho.

 É aí que entra o rendimento. Geralmente na placa de dados dos motores é informado o seu rendimento. No caso desse motor do nosso exemplo, o seu rendimento é de 83%. O que significa que apenas 83% da energia elétrica ativa consumida da rede pelo motor é efetivamente convertida em trabalho e disponibilizada no eixo na forma de energia mecânica.

Ou seja, o rendimento é expresso por:

O que é rendimento de um motor elétrico 1 - O que é rendimento de um motor elétrico?

Onde,

η = Rendimento

Vamos descobrir qual a potência de entrada do motor do nosso exemplo?

 Na placa de dados podemos observar que o rendimento é de 83% ou 0,83. O fator de potência, que iremos utilizar para encontrar a potência aparente de entrada é de 82% ou 0,82.

O que é rendimento de um motor elétrico 2 - O que é rendimento de um motor elétrico?

 Ao dividir a potência fornecida na placa pelo rendimento, também fornecido na placa, encontramos o valor da potência ativa de entrada do motor, ou seja, o valor de potência ativa consumida por esse motor.

O que é rendimento de um motor elétrico 3 - O que é rendimento de um motor elétrico?

 Ao dividir a potência ativa de entrada pelo fator de potência fornecido na placa de dados, encontramos o valor da potência aparente de entrada do motor, ou seja, o valor de potência aparente consumida por esse motor.

 Como este motor possibilita ser energizado em 220 V e 380 V trifásicos, encontramos os dois valores de corrente, conforme informado na placa de dados do motor:

O que é rendimento de um motor elétrico 4 - O que é rendimento de um motor elétrico?

 Se fizermos o caminho inverso, poderemos encontrar o rendimento do motor utilizando a fórmula abaixo:

O que é rendimento de um motor elétrico 5 - O que é rendimento de um motor elétrico?

Encontramos o valor fornecido pela placa de dados do motor, 83%.

O que são motores de alto rendimento?

Lembra que as perdas influenciam no rendimento do motor? O motor de alto rendimento é feito com materiais de melhor qualidade e possui características construtivas que reduzem significamente as perdas. Dentre as diferenças de um motor elétrico trifásico padrão e um de alto rendimento podemos citar:

Maior quantidade de cobre: Reduz as perdas Joule no estator;

Chapa magnética com baixas perdas: Reduz a corrente magnetizante e consequentemente as perdas no ferro;

Enrolamento de dupla camada: Resulta em melhor dissipação de calor;

Rotores tratados termicamente: Reduzem as perdas suplementares;

Menor região do entreferro: Reduz as perdas suplementares.

Viu só como foi fácil descobrir o que é rendimento de um motor elétrico?

13 Comments

Add a Comment
  1. Ótimo artigo sobre vários tema de forma bem sucinto.

  2. Muito útil, estou ciente de tudo muito obrigado

    1. Obrigado Márcio!

    2. Ótima explanação.
      Tenho um questionamento sobre corrente de motobombas. As correntes em geral são altissimas em algumas bombas até 3 vezes a de um motor normal. Quais seriam os principais fatores para correntes tão altas?

      1. José, obrigado por ter gostado do artigo. Geralmente equipamentos muito potentes que trabalham em baixa tensão possuem valores bem altos de corrente.

  3. Ótimo artigo, difícil de achar algo bom que faça sentido e tenha cálculos, como esse, mas não entendi por que calcula a corrente com raiz de 3, e com a potencia aparente.

    1. Luis Gustavo, fico feliz pelo elogio. Cara, é o seguinte: usei raiz de 3 porque estou usando os valores da placa de dados que está no artigo, e nela me mostra que o motor é trifásico. Toda que que for calcular um equipamento trifásico, tem que usar a raiz de 3. Já a potência aparente, eu calculo porque preciso saber qual o consumo total do motor na rede, e que me diz qual o consumo total do motor e a potência aparente de entrada.

  4. Sou professor de máquinas elétricas e estou satisfeitíssimo com este artigo. Parabéns!

    1. Muito obrigado Magno!!

  5. Viva, parabens pelo artigo eh interessante. Mas eh verdade que a maior quantidade de cobre reduz as perdas de Joule no estator?

    1. Manuel, obrigado pelo comentário! Não sou especialista no assunto, mas até onde conheço as perdas são reduzidas pela qualidade do cobre. Quanto maior a qualidade, menor a perda.

  6. Boa noite!
    Grato, pela explicação!

  7. só uma dúvida ao calcular a potência dividida pelo rendimento foi colocada 0,82 que é o valor do fator de potência só que na pergunta fala para dividir a potência pelo rendimento e o valor do rendimento e 0.83.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *