O que é equilíbrio eletrostático?

 O equilíbrio eletrostático é a estabilidade das cargas elétricas de um determinado condutor, isto é, não há deslocamento de cargas elétricas. Para um condutor eletrizado, dizemos também que se encontra em equilíbrio eletrostático quando não há fluxo (movimento orientado) de cargas no interior do condutor ou em sua superfície.

 Isso significa dizer que as cargas transferidas em um processo de eletrização se distribuem rapidamente em um condutor, de tal forma que, na configuração final, as cargas ficam o mais longe possível umas das outras. Essa distancia máxima possível é explicada pela repulsão mútua de todas as cargas.

 Quando cessa o movimento ordenado das cargas (naturalmente existe o movimento desordenado ou de vibração em torno do ponto de equilíbrio), o condutor está em equilíbrio. Nesse caso, as cargas se distribuem somente na superfície externa do condutor, tendo em vista o maior afastamento possível entre elas.

Imagem do artigo 2 300x109 - O que é equilíbrio eletrostático?

Observa-se que:

  • O potencial elétrico em todos os pontos internos ou da superfície externa do condutor em equilíbrio eletrostático é constante.
  • O campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo.
  • A distribuição das cargas elétricas em excesso (positivas ou negativas) num condutor em equilíbrio eletrostático é sempre pela superfície externa.
  • A distribuição de cargas elétricas em excesso num condutor em equilíbrio eletrostático se dá com maior concentração nas regiões do corpo onde existe menor raio de curvatura.
Gostou? Compartilhe!
Updated: 17 de janeiro de 2019 — 20:01