O que é eletricidade estática?

 Você provavelmente já experimentou a sensação de tomar um leve choque ao encostar-se à parte metálica da porta de um carro. Perceba que isso ocorre porque as pessoas no interior do veículo acabam acumulando cargas elétricas (eletricidade estática), devido, por exemplo, ao atrito entre suas roupas e o tecido do banco, principalmente nos dias mais secos e frios, quando são usadas roupas de lã, que se eletrizam mais facilmente por atrito.

 Como as peças no interior do veículo não são boas condutoras de cargas elétricas, assim como o ar seco, as pessoas assim que saem dos veículos somente conseguem descarregar seu excesso de cargas ao tocar em algum material bom condutor. Geralmente ocorre quando a pessoa toca na porta do carro, que, por ser metálica, é um bom condutor de cargas elétricas. No momento do toque, a pessoa sente um leve choque devido ao escoamento das cargas.

 Resumindo, a eletricidade estática ocorre quando a superfície de alguns objetos fica carregada com excesso de cargas em repouso, sejam elas positivas ou negativas. Os fenômenos referentes a ela são os tipos de eletrização dos corpos. Para saber mais, leia o artigo Quais são os princípios da eletrostática?

girl 212022 960 720 200x300 - O que é eletricidade estática?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *