O que é corrente elétrica?

 Corrente elétrica em um condutor é o movimento ordenado de suas cargas livres devido à ação de um campo elétrico estabelecido em seu interior pela aplicação de uma diferença de potencial (ddp) entre dois pontos desse condutor.

 O sentido da corrente é convencionado como o deslocamento das cargas livres positivas do condutor. É chamada de corrente convencional a corrente de cargas positivas num condutor metálico, enquanto a corrente real é a corrente das cargas livres negativas, isto é, dos elétrons.

 Já sua intensidade é a quantidade de carga que atravessa a seção transversal de um condutor na unidade de tempo. Sua unidade é o Ampère (A) (1A = 1C/s).

O que é corrente contínua?

 Se a corrente elétrica mantém o sentido constante, ela é denominada corrente contínua. Caso a intensidade dessa corrente elétrica também se mantenha constante em certo intervalo de tempo, a corrente é denominada corrente contínua constante.

Exemplos de fontes de corrente contínua: Pilhas e baterias de carro.

O que é corrente alternada?

 Quando o sentido e a intensidade da corrente variam periodicamente, a corrente é denominada corrente alternada.

Exemplos de fontes de corrente alternada: As tomadas em nossa casa tem corrente alternada gerada nas usinas hidrelétricas.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 17 de janeiro de 2019 — 19:50