O que é blindagem eletrostática?

 O fenômeno de as cargas elétricas se espalharem pela superfície externa de um condutor e manterem um campo elétrico nulo em seu interior deu origem ao que chamamos de blindagem eletrostática. Um condutor eletrizado, em equilíbrio e oco, serve como uma proteção metálica que isola componentes no interior de um agente elétrico externo.

 Assim, se colocarmos no interior de um condutor oco, um corpo A, esse corpo ficará livre das ações elétricas provenientes do meio exterior.

 Os condutores com regiões pontiagudas apresentam em suas pontas uma maior concentração de cargas elétricas, o que provoca nelas e em suas vizinhanças um campo elétrico mais intenso.

8 300x293 - O que é blindagem eletrostática?

 A elevação do valor do campo elétrico provoca a ionização do ar em sua volta, fazendo o condutor se descarregar através dessa região. Tal fenômeno é denominado poder das pontas e é nele que se baseia o funcionamento dos para-raios. Para saber mais sobre o funcionamento dos para-raios leia o artigo O que são para-raios.

 Por haver uma maior concentração de cargas, um corpo carregado eletricamente descarrega-se mais facilmente nas regiões pontiagudas do que nas regiões não pontiagudas. Por esse motivo, é difícil um corpo com pontas manter-se eletrizado. Da mesma forma, a região pontiaguda tem sobre os outros corpos uma ação muito mais intensa, onde a eletrização ocorre mais facilmente.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *