O que é a tabela ANSI?

 Você sabe o que é a tabela ANSI? Provavelmente alguma vez você já deve ter se deparado com um diagrama e ter se perguntado o que significam aqueles códigos e números inseridos nos desenhos.

 Não se preocupe, pois assim que você terminar de ler esse artigo eles já não serão mais um mistério. Além do mais, você verá o quão importante eles são e que você deverá ter pelo menos uma noção de quais são os mais utilizados e encontrados nos diagramas elétricos.

 O desenho elétrico é sem dúvidas um documento importantíssimo para o eletricista, pois a partir dele é possível estudar e saber o funcionamento de toda uma instalação, além de possibilitar seguir com segurança todo o circuito, facilitando realizar testes e encontrar defeitos em manutenções corretivas. Também a partir dele pode-se realizar o desligamento de um ou mais pontos do circuito com segurança.

 Não podemos esquecer que o mesmo deve sempre estar atualizado. O desenho atualizado em conjunto com práticas de segurança do eletricista, como por exemplo, efetuar medições confirmando a ausência de tensão após desligar um disjuntor, irá garantir a segurança do mesmo e de outras pessoas.

 Um eletricista deve saber interpretar diagramas e simbologias elétricas, estejam elas representadas de forma unifilar, multifilar ou trifilar. Se você ainda não sabe, não deixe de ler o artigo O que são diagramas elétricos clicando aqui.

 Uma característica muito comum em diagramas unifilares, é a utilização de números e códigos para identificação de componentes de um sistema. A norma internacional C37.2: 2008 do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), é responsável por padronizar números de funções de dispositivos de sistema de energia elétrica, acrônimos e designações de contato.

 No projeto de sistemas de energia elétrica, os números de dispositivo padrão ANSI/IEEE indicam quais recursos um dispositivo de proteção suporta (como um relé ou disjuntor). Esses tipos de dispositivos protegem sistemas elétricos e componentes de danos quando ocorre um evento indesejado, como uma falha elétrica.

 Esta norma se aplica a sistemas usados ​​para monitoramento, proteção, comutação e controle de equipamentos elétricos em subestações, usinas geradoras, instalações de utilização e conversão de energia e equipamentos projetados para proteção automática de sistemas de energia.

 Veja abaixo um exemplo de diagrama unifilar, com algumas das funções mais utilizadas para proteção:

diagrama unifilar tabela ansi - O que é a tabela ANSI?

Vamos identificar quais as funções ou dispositivos que compões o diagrama elétrico unifilar acima?

52 – Disjuntor de corrente alternada

86 – Relé auxiliar de bloqueio

Repare que um mesmo relé contém as seguintes funções integradas:

50BF – Relé de proteção contra falha de disjuntor

50 – Relé de sobrecorrente instantâneo

51 – Relé de sobrecorrente temporizado

27 – Relé de subtensão

59 – Relé de sobretensão

51N – Relé de sobrecorrente temporizado de neutro

Viu só como foi fácil aprender o que é a tabela ANSI?

Download da tabela ANSI

Acesse nossa página de DOWNLOADS e baixe a tabela ANSI.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 18 de setembro de 2019 — 21:01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *