Fusíveis Diazed e NH. O que são?

 Os fusíveis industriais são componentes elétricos de proteção, com a função de interromper a circulação da corrente elétrica num circuito, mediante curto-circuito ou sobrecarga de longa duração.

 Os fusíveis são dispositivos de suma importância nos circuitos de comandos industriais, pois cabe a eles a proteção das cargas ligadas ao circuito, dos componentes e fiação do mesmo.

Como funciona um fusível?

Índice de Conteúdo

 Em um curto-circuito ou sobrecarga de longa duração, o elo fusível irá fundir-se, abrindo o circuito elétrico, interrompendo a passagem de corrente elétrica.

 Esse componente é composto basicamente de um corpo de material isolante, normalmente porcelana de alta resistência mecânica, dois contatos externos para conexão ao circuito, e internamente, um elemento metálico chamado elo fusível, responsável pela interrupção da circulação de corrente elétrica no circuito.

 O elo fusível fica hermeticamente fechado e envolvido por areia quartzo com a finalidade de interromper o arco voltaico que surge no momento da queima do elo fusível.

 Esses fusíveis possuem também um indicador de atuação, ou seja, no momento que o fusível é “queimado” devido um curto-circuito, por exemplo, um fio esticado posicionado próximo ao elo fusível é interrompido e um indicador externo é acionado sinalizando que esse fusível está danificado, ou o circuito sofreu alguma anomalia.

Quais os tipos de fusível industrial mais utilizados?

 Os fusíveis industriais mais utilizados na indústria são os fusíveis NH e fusíveis Diazed. São especificados conforme a necessidade e tipo de circuito que vão proteger. Esses tipos de fusíveis, apresentam algumas características que os diferem de outros fusíveis utilizados em circuitos prediais por exemplo.

O que é um fusível Diazed?

 Os fusíveis Diazed são construídos com corpo cilíndrico como se pode ver na foto abaixo:

diazed fuse 500x500 300x225 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

 Diazed é o modelo de fusível utilizado em instalações industriais nos circuitos com motores. É do tipo retardado e fabricado para correntes de 2 a 63 A (Vmax = 500 V e Icc = 50 kA).

 Para facilitar a identificação da corrente nominal do fusível, quando em operação em um circuito, o indicador de queima apresenta uma cor que define sua corrente nominal.

A tabela a seguir apresenta a cores normalizadas e as respectivas correntes.

tabela - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

 Para a conexão do fusível ao circuito é necessário a utilização dos seguintes acessórios: base, parafuso de ajuste, anel de proteção e tampa.

A foto a seguir ilustra esses componentes:

25580 9398441 300x251 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

 A base tem como finalidade alojar o fusível. O parafuso de ajuste deve ter a mesma especificação do fusível e não permite que sejam colocados fusíveis com correntes nominais acima do especificado no circuito. O anel de proteção isola a parte metálica energizada da base e a tampa é o elemento que permite a colocação e retirada do fusível sem ter o contato humano com as partes energizadas do conjunto.

OBSERVAÇÃO:

A fixação do parafuso de ajuste é feita com uma chave especial chamada de chave para parafuso de ajuste.
Na base, a conexão do fio fase deve ser no parafuso central, evitando que a parte roscada fique energizada quando sem fusível.

O que é um fusível NH?

Os fusíveis NH tem sua forma construtiva conforme foto a seguir:

nh fuse links 300x188 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

 O fusível NH (N-baixa tensão; H-alta capacidade) é usado nos mesmos casos do Diazed, porém é fabricado para correntes de 4 a 630 A (Vmax = 500V e Icc = 120 kA). O conjunto é formado por fusível e base. A colocação e/ou retirada do fusível é feita com o punho saca-fusível. Existe nele um sinalizador de estado (bom/queimado), porém não em cores diferentes, como no Diazed.

 Para a utilização e conexão do fusível ao circuito é necessário a utilização da base. Para a manipulação do fusível utiliza-se o punho.

As fotos a seguir ilustram esses componentes:

20180227101242 52559 300x300 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

low voltage hrc fuse puller For NT.jpg 350x350 300x258 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

Da mesma forma que ocorre com os fusíveis tipo Diazed, os fusíveis NH obedecem uma curva característica traçada pelo fabricante para a fusão do elo fusível.

OBSERVAÇÃO:

No fusivel aparecem as letras gL – gG que significam: proteção total de cabos e linhas.

Características dos fusíveis quanto ao tipo de ação

  • Fusíveis de ação retardada: São usados onde possíveis sobrecorrentes podem acontecer no circuito e prevalecer por alguns segundos. Esse tipo de fusível é recomendado para proteção de circuitos sujeitos a sobrecargas periódicas, como por exemplo circuitos com motores e capacitores.
  • Fusíveis de ação rápida ou normal: São usados onde a corrente do circuito em todos os momentos é inferior ao valor da corrente nominal do circuito e qualquer sobrecorrente deve ser interrompida imediatamente, como por exemplo circuitos eletrônicos e resistivos.
  • Fusíveis de ação ultra-rápida: São usados na proteção contra curto-circuito de semicondutores que podem ser encontrados, por exemplo, em dispositivos eletrônicos de baixa tensão como inversores de frequência e soft-starters.

O que preciso saber para especificar um fusível?

 Para a especificação desses componentes num determinado circuito são necessários os seguintes dados: Corrente nominal, tensão nominal e capacidade de interrupção.

  • A corrente nominal é aquela que ao circular pelo fusível não causa a interrupção do elo fusível. Esse valor de corrente pode circular por tempo indeterminado que não ocorrerá a interrupção da circulação de corrente elétrica no circuito.
  • O valor especificado de tensão nominal determina a tensão máxima que o fusível pode ser submetido para operar sem causar danos na sua isolação.
  • A capacidade de interrupção determina o valor máximo da corrente de curto-circuito que o fusível é capaz de interromper trabalhando na tensão nominal.

Como dimensionar os fusíveis para um motor?

Para utilização na proteção de motores elétricos, iremos utilizar os fusíveis retardados, pois os mesmos devem suportar a elevação de corrente da partida do motor por um determinado tempo.

No dimensionamento dos fusíveis retardados, devemos levar em consideração os seguintes aspectos:

1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível.

2. Corrente do fusivel >= 1,2 x Corrente nominal do motor: deve-se dimensionar para uma corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Exemplo:

Dimensionar o fusível para proteger o motor de 5 cv, 220V/60Hz, 4 pólos, com tempo de partida de 5 segundos. O método de partida deste motor será direta.

In = 14 A

Ip/In = 7,2

Ip = 7,2 x 14 = 100,8 A

Sendo:

In: Corrente nominal do motor;

Ip: Corrente de partida do motor;

a) Com os valores de Ip 100,8 A e o tempo de partida de 5 segundos em mãos, vamos traçar duas retas na curva do fusível (fornecida no catálogo do fabricante). No caso abaixo, estamos utilizando a curva do fusível NH.

Dimensionar fusivel NH - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

No eixo Y (vertical) você irá fazer uma reta aproximadamente no valor do tempo de partida (5 segundos) e no eixo X (horizontal) você irá fazer uma reta no valor da corrente de partida. As retas deverão se encontrar, e o fusível que deverá ser selecionado será a curva que está acima deste ponto (cor verde). Em nosso exemplo, o fusível será de 35 A.

Caso o ponto de encontro das retas fique exatamente sobre a curva, escolha a curva acima dela.

b) Pelo segundo critério:
If >= 1,2 x 14, logo: If >= 16,8A (critério atendido, já que os fusíveis serão de 35 A)

Se você fizer este mesmo exemplo utilizando a curva do fusível Diazed, irá notar que o fusível dimensionado também será de 35 A.

Simbologia dos fusíveis

simbologia 300x256 - Fusíveis Diazed e NH. O que são?

Não deixe de ler também o nosso artigo sobre como funciona um relé de sobrecarga clicando aqui.

5 Comments

Add a Comment
  1. Assunto muito bem explanado, abordando, tipos, características e aplicação.

  2. Excelente conteúdo bem explicado, para quem precisa tirar alguma duvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *