Fechamentos de motores elétricos trifásicos

 Antes de partirmos diretamente para os esquemas de ligação, é preciso compreender primeiro quais os tipos de ligações disponíveis nos motores elétricos trifásicos e porque devemos fazer essas ligações para o motor funcionar corretamente.

 Nos circuitos trifásicos existem dois tipos de ligação: estrela e triângulo.

Ligação Estrela: Nesse tipo de ligação, as pontas 4, 5 e 6, são ligadas formando um ponto em comum, chamado de neutro. As pontas 1, 2 e 3 das partes iniciais das bobinas ficam disponíveis para serem conectadas cada uma por uma fase do sistema trifásico (R, S e T).

sistema trifásico estrela motor - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

 Repare bem que, se fizermos a análise desse fechamento levando em consideração duas fases, por exemplo, entre R e S, temos duas bobinas ligadas em série.

 Uma característica do sistema trifásico que não podemos esquecer, é que o fechamento estrela possuirá um valor de tensão de linha e um valor de tensão de fase. Já as correntes de linha e de fase terão o mesmo valor.

fórmula fechamento estrela motor - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Ligação Triângulo: Nesse tipo de ligação, as pontas iniciais das bobinas (1, 2 e 3) são ligadas cada uma nas pontas finais (4, 5 e 6) dos enrolamentos subsequentes. Após essas conexões, cada par é conectado por uma fase do sistema trifásico (R, S e T). Resumindo, nessa ligação estamos conectando as bobinas em paralelo.

sistema trifásico triângulo motor - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

 Repare bem que, se fizermos a análise desse fechamento levando em consideração duas fases, por exemplo, entre R e S, temos duas bobinas ligadas em paralelo.

 Uma característica do sistema trifásico que não podemos esquecer, é que o fechamento triângulo possuirá um mesmo valor de tensão de linha e tensão de fase. Já as correntes de linha e de fase terão valores diferentes.

fórmula fechamento triângulo motor - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Padrão de identificação das bobinas de um motor elétrico trifásico

 Geralmente encontramos os cabos das bobinas dos motores elétricos trifásicos identificados apenas com uma numeração (de 1 até 12), mas também podemos encontrar em motores construídos recentemente uma identificação composta por números e letra, o que pode num primeiro momento gerar alguma dúvida, mas no fim das contas seguem o mesmo esquema de fechamento.

padrão numeração bobinas motor trifasico - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Qual a tensão de trabalho das bobinas do motor elétrico trifásico?

 A principal função de fazermos o fechamento das bobinas de um motor trifásico, é que essas bobinas possuem um nível nominal de trabalho que não pode ser ultrapassado. Esse valor é 254 V.

 Veja bem, normalmente encontramos tensões trifásicas de 220 V, 380 V e 440 V, além de uma tensão apenas teórica de 760 V. Essas tensões não podem ser aplicadas diretamente nas bobinas, pois levariam a queima das mesmas. Para resolver essa situação, as bobinas podem ser fechadas em estrela, triângulo, duplo estrela ou duplo triângulo. De forma que cada bobina seja energizada por uma tensão no máximo de 254 V.

 Algo que não podemos esquecer, é que todo motor elétrico trifásico sem exceções possui 12 pontas. Acontece que em alguns casos, os mesmos são disponibilizados apenas com 6 ou 9 pontas. Nesses casos em que as 12 pontas não são disponibilizadas, não é possível fazer todos os fechamentos (estrela, triângulo, duplo estrela ou duplo triângulo), pois as pontas faltantes já estão sendo fechadas de forma interna no motor.

 Veja abaixo as possíveis situações que podem ser encontradas e como realizar os fechamentos em cada uma:

Como fazer o fechamento de um motor trifásico 6 pontas?

 Nesse caso, são disponibilizadas apenas 6 pontas na caixa de ligação de motor, onde podemos conectá-las em estrela ou triângulo. Lembrando que as outras 6 pontas já encontram-se fechadas internamente no motor, destacadas em vermelho na figura. Geralmente as pontas 10, 11 e 12 são encontradas nos motores numeradas como 4, 5, e 6 apenas para melhor entendimento do eletricista.

fechamento motor 6 pontas estrela triângulo - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Como fazer o fechamento de um motor trifásico 9 pontas?

 Nesse caso, são disponibilizadas apenas 9 pontas na caixa de ligação de motor, onde podemos conectá-las em duplo estrela e estrela ou duplo triângulo e triângulo. Lembrando que as outras 3 pontas já encontram-se fechadas internamente no motor, destacadas em vermelho na figura.

fechamento motor 9 pontas estrela duplo estrela - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

fechamento motor 9 pontas triângulo duplo triângulo - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Como fazer o fechamento de um motor trifásico 12 pontas?

 Nesse caso, são disponibilizadas todas as 12 pontas na caixa de ligação de motor, onde podemos conectá-las em duplo estrela, estrela, duplo triângulo e triângulo.

fechamento motor 12 pontas estrela duplo estrela - Fechamentos de motores elétricos trifásicosfechamento motor 12 pontas triângulo duplo triângulo - Fechamentos de motores elétricos trifásicos

Gostou? Compartilhe!
Updated: 15 de abril de 2019 — 16:24