Existe diferença entre hp e cv?

 E ai, existe ou não existe diferença entre hp e cv? Leia este breve artigo e descubra…

 Geralmente quando lidamos com máquinas, sejam elas mecânicas ou elétricas, como motores, acabamos encontrando em suas placas de dados a potência expressa algumas vezes em hp (horse power) e outras vezes em cv (cavalo vapor).

 Ao contrário do que muitos leigos acreditam, cv e hp são unidades distintas, apesar de ambas serem utilizadas para expressar valores de potência mecânica. Então, já respondendo a pergunta do início do artigo, existe sim diferença entre hp e cv.

 Apenas relembrando, a potência é uma medida que representa quanto trabalho uma máquina pode executar durante um determinado período de tempo. Mas aí eu te pergunto: o que os cavalos têm a ver com isso?

 Antes de a revolução industrial implantar as máquinas a vapor no século XVIII, os cavalos eram os animais que mais auxiliavam o homem na execução de serviços que exigiam grande força e esforço. Provar aos céticos que substituí-los por máquinas a vapor era mais vantajoso seria algo difícil.

 James Watt, após aprimorar a máquina a vapor, necessitava vender sua invenção e para isso necessitava mostrar que era mais vantajoso utilizar sua máquina a vapor do que os cavalos. Portanto, precisava expressar a potência de uma forma que fosse possível ser comparada ao trabalho dos cavalos.

diferença entre hp e cv aprendendo elétrica - Existe diferença entre hp e cv?

 A sua ideia era determinar quanta força um cavalo de tração comum poderia gerar. Não se sabe exatamente como ele chegou à fórmula da experiência, mas depois de vários experimentos, ele descobriu que um cavalo de tração comum consegue produzir aproximadamente 32.400 pés-libra (14.696 kgf) em 60 segundos, e manter essa capacidade durante um dia de trabalho. Assim ele, como bom inventor, criou uma nova medida chamada “horse power” (ou cavalo de força, em uma tradução livre) e estabeleceu que 1 horse power (hp) equivale a 33.000 pés-libra por minuto, o que significa que um bom cavalo de tração é capaz de levantar 33.000 libras (14.968 kg) de material a um pé de altura (30,5 cm) em um minuto.

 O motor de Watt acabou mostrando-se revolucionário e teve um papel importantíssimo na Revolução Industrial, popularizando também o uso do horse power como unidade de medida de potência de motores.

 Posteriormente, com a adoção do Watt como unidade oficial, os órgãos normativos mundiais converteram o horsepower de James Watt para a medida que leva seu nome, chegando à equivalência 1 hp = 745,7 W.

 No começo do século XX, o Instituto Alemão de Normatização (DIN, na sigla em alemão), definiu o horsepower com um método um pouco diferente daquele proposto por Watt. Usando as medidas do sistema métrico, os alemães propuseram um modelo no qual o cavalo vapor  (ou horse power métrico) é a força necessária para levantar a massa de 75 kg contra a força gravitacional a uma altura de um metro por um segundo. Segundo esse cálculo, o cavalo vapor ou pferdestärke (PS), na tradução para o alemão, equivale a 735,5 W.

 Além do hp e do cv, diversos países utilizam outras unidades para expressar potência. Porém, para evitar confusões e normatizar a medida de potência, o Sistema Internacional de Unidades padronizou o Watt (W) como unidade potência de motores, sendo agora mais comum encontrarmos motores com a potência expressa apenas em quilowatt (KW).

 Não podemos esquecer que quando estivermos trabalhando com máquinas que suas potências estejam expressas nas duas unidades, que devemos escolher trabalhar com apenas uma e realizar as devidas conversões.

Apenas relembrando:

1 cv = 735,5 W (popularmente arredondado para 736 W ou 0,736 kW)

1 hp = 745,7 W (popularmente arredondado para 746 W ou 0,746 kW)

Ou seja, 1 cv =  0,9863 hp, e 1 hp = 1,0139 cv

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *