Partida direta motor trifásico com reversão

 Antes de iniciar a leitura desse artigo, recomendo que leia primeiro o artigo Como montar uma partida direta?

 Conforme discutimos no artigo acima, a partida direta é o método mais simples e econômico de partir um motor elétrico trifásico, desde que sejam seguidas as recomendações para seu dimensionamento.

 Ou seja, algumas aplicações exigem a que o motor gire em algum momento no sentido horário e em outro no sentido anti-horário. Os motores elétricos trifásicos permitem que sua rotação seja invertida sem nenhum problema, desde que também se tomem os devidos cuidados na elaboração dessa partida.

 Máquinas equipadas com motores elétricos trifásicos que necessitam realizar movimentos para cima e para baixo, para esquerda e para direita, para frente e para trás, possuirão circuitos de reversão, sejam eles automáticos ou manuais.

Partida direta com reversão

 Foram elaborados dois diagramas, um contemplando a proteção por disjuntor-motor, e a outro contemplando fusíveis e relé térmico.

 No diagrama de força da primeira partida, as três fases R, S e T são protegidas por um disjuntor-motor, sendo então ligadas aos contatores K1 e K2, onde é realizada a inversão de posição de duas fases no contator K2 (repare que a fase do meio continua no mesmo lugar). Em seguida saem os cabos que são interligados ao motor.

 Acesse nossa página de DOWNLOADS, e baixe o diagrama elétrico da partida direta com reversão deste artigo.

Partida Direta com Reversão Circuitos de força - Partida direta motor trifásico com reversão

 No diagrama de força da segunda partida, as três fases R, S e T são protegidas por um fusível por fase (F1, F2, F3), sendo então ligadas aos contatores K1 e K2, onde é realizada a iinversão de posição de duas das fases no contator K2 (repare que a fase do meio continua no mesmo lugar). Em seguida saem os cabos que são ligados ao relé térmico F6, que interliga os cabos até o motor.

 Nos diagramas de comando, um com proteção por disjuntor termomagnético e um contato do disjuntor-motor, e o outro com proteção por fusíveis e um contato do relé térmico, recebem uma alimentação (fase-fase).

Partida Direta com Reversão Circuito de comando 1 - Partida direta motor trifásico com reversão

Partida Direta com Reversão Circuito de comando 2 - Partida direta motor trifásico com reversão

 O diagrama de comando de uma partida com reversão é composto por duas partidas diretas simples, que são intertravadas e desligadas por um único botão.

Como funciona um partida direta com reversão?

 Se pressionarmos o botão de impulso S2, a bobina do contator K1 será energizada, alimentando o motor com as três fases. O contato auxiliar (21/22 K1) se abre, impedindo qualquer tentativa de energização do contator K2 com K1 em funcionamento, o que provocará um curto-circuito. Em sequência, o contato auxiliar (13/14 K1) se fecha, realizando o selo do contator K1, mantendo-o energizado após o botão S2 parar de ser pressionado. Nessa situação o motor partirá girando em um sentido, que será definido pelo usuário.

 Para partir o motor no outro sentido, o botão S1 deverá ser pressionado, desligando o motor.

Após isso, basta pressionar o botão S3, e toda a sequência de funcionamento será repetida:

 Ao pressionarmos o botão de impulso S3, a bobina do contator K2 será energizada, alimentando o motor com as três fases. O contato auxiliar (21/22 K2) se abre, impedindo qualquer tentativa de energização do contator K1 com K2 em funcionamento, o que provocará um curto-circuito. Em sequência, o contato auxiliar (13/14 K2) se fecha, realizando o selo do contator K2, mantendo-o energizado após o botão S3 parar de ser pressionado.

IMPORTANTE: Não esquecer de inserir no circuito de comando os contatos de intertravamento entre os contatores.

Não deixe de ler também sobre como montar uma partida direta clicando aqui.

9 Comments

Add a Comment
  1. Muito bom essa aula

    1. Obrigado Ronny! Não deixe de ler os outros artigos do site!

    1. Obrigado Leonardo! Aproveite o conteúdo.

  2. Olá! E para fazer uma reversão sem desligar o motor?

    1. Luiz, até onde eu sei, para inverter a rotação do motor é necessário desligá-lo primeiro.

  3. Que excelente matéria! Obrigado por compartilhar um conteúdo tão rico. Sucesso pra vocês!

  4. Excelente conteúdo! Faltou inserir no circuito de comando os contatos de intertravamento entre os contatores.
    Foi o suficiente para fazer a minha avaliação do curso de Eletrotécnica.
    Obrigadíssima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *