Como ligar baterias em série e paralelo?

 O que é um banco de baterias? Não, não é algum tipo de estabelecimento de bateria financeira. Um banco de baterias é o resultado da junção de duas ou mais baterias para uma única aplicação. O que isso faz? Bem, conectando as baterias, você pode aumentar a tensão a corrente, ou ambos. Quando você precisar de mais energia, em vez de conseguir uma super bateria, por exemplo, você pode construir um banco com várias baterias menores.

 A primeira coisa que você precisa saber é que existem duas maneiras principais de conectar com êxito duas ou mais baterias: a primeira é por meio de uma ligação em série e a segunda é por meio de uma ligação em paralelo. Vamos analisar os dois métodos:

Como ligar baterias em série?

 Uma conexão em série soma a tensão das duas baterias, mas mantém a mesma taxa de corrente. Por exemplo, essas duas baterias de 12 volts unidas em série agora produzem 24 volts, mas ainda têm uma capacidade total de 60 ampères/hora. Para conectar as baterias em uma série, use o fio de jumper para conectar o terminal negativo da primeira bateria ao terminal positivo da segunda bateria. Use outro conjunto de cabos para conectar os terminais positivos e negativos abertos à sua aplicação.

 Certifique-se de que as baterias que você está conectando tenham a mesma tensãom e capacidade nominal de corrente. Caso contrário, você pode acabar com problemas de carregamento e diminuir a duração das baterias.

1 4 - Como ligar baterias em série e paralelo?

Como ligar baterias em paralelo?

 O outro tipo de conexão é em paralelo. Conexões paralelas aumentarão sua taxa de corrente, mas a tensão permanecerá a mesma. Na ligação em paralelo, voltamos para 12 volts, mas as baterias juntas agora têm 120 ampères/hora. É importante notar que, devido ao aumento da corrente das baterias, você pode precisar de um cabo com seção maior para suportar a alta corrente. Para juntar as baterias em paralelo, use um jumper para conectar os dois terminais positivos e outro para conectar os dois terminais negativos das duas baterias entre si. Negativo para negativo e positivo para positivo. Você pode conectar sua carga a uma das baterias, e ela irá drenar ambas igualmente. No entanto, o método preferido para manter as baterias equalizadas é conectar-se ao positivo em uma extremidade da bateria e o negativo na outra extremidade da bateria.

2 2 - Como ligar baterias em série e paralelo?

Como ligar baterias em série e em paralelo?

 É possível também ligar as baterias das duas formas ao mesmo tempo, em série e em paralelo, de forma que se aumente a tensão e também a corrente. No exemplo abaixo, temos quatro baterias, sendo as duas primeiras ligadas em paralelo, produzindo 12 volts e 120 ampères\hora. Já as duas seguintes, também estão ligadas em paralelo, produzindo os mesmo 12 volts e 120 ampères\hora. Por fim, esses dois grupos de baterias ligados em paralelo, são conectados em série, produzindo 24 volts e 120 ampères\hora.

3 - Como ligar baterias em série e paralelo?

A capacidade de corrente da bateria é dada em ampères\hora (Ah), ou seja, teoricamente, uma bateria de 60Ah poderá fornecer 60 ampères no período de uma hora, ou 30 ampères no período de duas horas, e assim por diante. Essa autonomia irá depender de quanto a carga irá exigir da bateria.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *