Como funciona uma lâmpada fluorescente?

 A lâmpada fluorescente é constituída por um tubo de vidro em forma de cilindro que é preenchido com um gás, em geral, vapor de mercúrio, a baixa pressão, e sua superfície interior é coberta por uma camada de pó fluorescente à base de fósforo. Em seu interior também há um filamento, semelhante ao da lâmpada incandescente, porém, neste caso, com outra função (eletrodo).

 Quando ligamos a lâmpada, os eletrodos impõem uma tensão alta entre as extremidades do tubo. Essa diferença de potencial, bem como os elétrons (corrente elétrica) emitidos do filamento, não só excita os átomos dos gases como também provoca sua ionização. Os elétrons provenientes desses átomos são acelerados pela diferença de potencial e chocam-se com outros átomos, provocando uma reação em cadeia.

lâmpada fluorescente tubular como funciona - Como funciona uma lâmpada fluorescente?

 Isso leva a lâmpada a gastar bastante energia ao ser ligada, mas posteriormente conseguirá manter a produção de luz com quantidade menor de energia. No retorno desses átomos excitados ao estado inicial (equilíbrio), eles emitem principalmente energia na forma de radiação ultravioleta, que não conseguimos ver. Essa radiação, em contato com o material fluorescente, produz a luz branca que vemos nas lâmpadas.

lâmpadas fluorescentes - Como funciona uma lâmpada fluorescente?

 O funcionamento correto das lâmpadas fluorescentes depende de um equipamento denominado reator, cuja função é controlar e limitar a corrente elétrica que possibilita o funcionamento da lâmpada.

 Esse tipo de lâmpada é mais eficiente que a lâmpada incandescente devido ao menor consumo de energia elétrica. Sob esse aspecto, podemos dizer que para produzir a mesma iluminação, a lâmpada incandescente comum consome aproximadamente quatro vezes mais energia que a lâmpada fluorescente.

 Existem também as lâmpadas fluorescentes compactas, que são na verdade apenas uma versão de tamanho reduzido, de tamanho similar às lâmpadas incandescentes, possuindo o mesmo tipo de base para enroscar (base E-27).

lâmpada fluorescente compacta como funciona 300x300 - Como funciona uma lâmpada fluorescente?

 Com a chegada e aperfeiçoamento das lâmpadas LED, que são mais econômicas e possuem vida útil maior que as lâmpadas fluorescentes, está cada vez mais fácil encontrá-las em instalações prediais e industriais, o que significa que as lâmpadas fluorescentes podem já estar com os seus dias contados.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 21:45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *