Como funciona um relé?

 O relé é um componente elétrico aplicado em circuitos de baixa potência, geralmente comandos elétricos. Ele é muito utilizado em circuitos que necessitam acionar cargas de baixa intensidade de corrente elétrica e também em lógicas simples ou complexas que necessitam de vários contatos serem comutados instantaneamente. A maioria dos circuitos de aplicação industrial atualmente utiliza relés para seu funcionamento eficaz.

como funciona um relé - Como funciona um relé?

 Os relés são interruptores simples que são operados elétrica e mecanicamente.

 Os relés consistem em um eletroímã e também um conjunto de contatos. O mecanismo de comutação é realizado com a ajuda do eletroímã.

 Existem também outros princípios operacionais para o seu funcionamento. Mas eles diferem de acordo com suas aplicações. Alguns exemplos são os relés de proteção dos circuitos elétricos, que necessitam analisar certa grandeza elétrica e atuar desligando o circuito caso essa grandeza elétrica exceda determinado valor. Clique aqui e leia nesse artigo como funciona um relé de sobrecarga.relé de sobrecarga aprendendo elétrica 300x300 - Como funciona um relé?

 A principal operação de um relé vem em locais onde apenas um sinal de baixa potência pode ser usado para controlar um circuito. Também é usado em locais onde apenas um sinal pode ser usado para controlar muitos circuitos.

 A aplicação de relés começou durante a invenção dos telefones. Eles desempenharam um papel importante na troca de chamadas nas centrais telefônicas. Eles também foram usados ​​em telegrafia de longa distância. Eles foram usados ​​para mudar o sinal vindo de uma fonte para outro destino. Após a invenção dos computadores, eles também foram usados ​​para executar operações lógicas.

 Um tipo de relé bastante conhecido que é aplicado em circuitos de alta intensidade de corrente elétrica é o contator. O contator possibilita utilizar uma pequena tensão para acionar sua bobina e em seus contatos de força, serem aplicadas tensões e correntes elevadas de máquinas, como motores e geradores. Clique aqui e leia nesse artigo como funciona um contator.

o que é um relé aprendendo elétrica 300x286 - Como funciona um relé?

Aplicações de um relé

 Um circuito de relés é usado para realizar funções lógicas. Eles desempenham um papel muito importante no fornecimento de lógica crítica de segurança.Os relés são usados ​​para fornecer funções de atraso de tempo. Eles são usados ​​para marcar o atraso e atrasar o fechamento dos contatos.Os relés são usados ​​para controlar circuitos de alta tensão com a ajuda de sinais de baixa tensão. Da mesma forma, eles são usados ​​para controlar circuitos de alta corrente com a ajuda de sinais de baixa corrente.Eles também são usados ​​como relés de proteção. Por esta função, todas as falhas durante a transmissão e recepção podem ser detectadas e isoladas.

Simbologia do relé

simbologia de um relé elétrico 300x172 - Como funciona um relé?

Gostou? Compartilhe!
Updated: 29 de abril de 2019 — 16:52