Como escolher o melhor multímetro?

 O que você faz quando precisa medir a energia da rede elétrica, de alguma máquina ou de alguma outra fonte de energia? Você simplesmente pega o primeiro multímetro que vê pela frente e o utiliza? Se sua resposta foi sim, você deve rever seus conceitos sobre o assunto.

 Diferentes tipos de multímetro de mão são projetados com diferentes níveis de qualidade e proteção. Para sua própria segurança e segurança das pessoas próximas, você deve escolher um multímetro que é projetado e testado para protegê-lo contra os riscos elétricos que você pode encontrar.

facom 714a automotive multimeter 248x300 - Como escolher o melhor multímetro?

 Para escolher o melhor multímetro, você deverá levar em consideração as suas necessidades de medição, se serão básicas ou avançadas, as exigências do seu trabalho, os tipos de funções incorporadas nos multímetros e principalmente a segurança que o aparelho deverá lhe proporcionar. Para isso, você deve levar em consideração o tipo e as condições dos circuitos que você está lhe dando.

 Verifique em seu ambiente de trabalho quais as grandezas serão necessárias efetuar as medições (por exemplo: tensão CC, tensão CA, corrente CC, corrente CA, resistência, frequência, continuidade, capacitância, diodos, etc).

 Verifique se serão necessários recursos avançados (Registros de dados, Registros de mínimos e máximos, tendências, etc).

 Atente-se aos tipos de equipamentos instalados nos circuitos e quais os níveis de tensão existentes, pois você estará exposto a riscos como choque elétrico e picos de tensão e corrente inesperados. Seu multímetro deverá suportá-los sem nenhum problema, desde que utilizado dentro das especificações.

 Verifique a resolução e precisão do aparelho de acordo com a sua necessidade. Em alguns casos é necessário medir tensões muito baixas como mV (milivolts) e resistências muito altas como MΩ (Megaohms).

 Os multímetros são classificados de acordo com as categorias das instalações, que podem ser da categoria I até a IV. Escolha o multímetro de categoria adequada para sua instalação. Para saber mais sobre o que são essas categorias não deixe de ler o artigo Quais são as categorias de multímetros?

 Caso você não seja um profissional da área elétrica, não deixe de procurar um especialista técnico que possa te orientar na compra do melhor multímetro.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *