Comando para boia de nível elétrica

 Você está procurando o comando para boia de nível elétrica? Então você veio ao lugar certo.

 Iremos aprender como montar um comando para boia de nível elétrica, muito usada em caixas d’água e reservatórios. Antes de você elaborar qualquer comando elétrico, deve-se primeiro verificar todas as condições que necessitam ser atendidas para que o circuito possa funcionar normalmente e possa desligar, de forma que não danifique nenhum equipamento e nem ofereça riscos às pessoas que irão dar alguma manutenção. No nosso exemplo, teremos as seguintes condições:

  • A água retida em um reservatório necessita ser enviada para uma caixa d’água em outra localidade.
  • O comando deve possuir uma chave seletora para que possa funcionar em modo manual ou automático.
  • Se o reservatório estiver vazio, a bomba localizada nele não pode funcionar de jeito nenhum.
  • No modo automático, quando a caixa d’água estiver cheia, a bomba deve ser desligada. E quando estiver vazia, a bomba deve ser ligada.
  • Como existe a possibilidade das boias estragarem, o modo manual deverá ser utilizado somente caso a boia da caixa água estrague. Neste caso, é obrigatório que a boia do reservatório ainda esteja funcionando, pois a mesma também tem a função de proteger a bomba e não deixar que a mesma funcione sem água.

 Iremos utilizar no nosso exemplo, duas boias de modelo conforme a imagem abaixo:

chave boia eletrica aprendendo eletrica - Comando para boia de nível elétrica

Esse tipo de boia elétrica é muito utilizado para essas aplicações.

Montagem e ajuste das boias

 Antes de qualquer coisa, você deverá consultar o manual que vem acompanhando a chave boia que você comprou. Nas chaves do nosso exemplo, para controle do nível do reservatório (desliga no limite inferior), iremos utilizar o fio preto em conjunto com o marrom. Para controle do nível da caixa d’água, iremos utilizar o fio preto em conjunto com o azul.

simbologia da chave boia 300x230 - Comando para boia de nível elétrica

 As boias devem ser instaladas de forma que evitem um eventual transbordamento, mantendo uma margem de segurança na borda. Mantendo o nível da água, descer a boia pelo cabo até que ocorra a comutação da chave. Este ponto determina o nível máximo.

 Já para definir o nível mínimo, reservatório e caixa d’água devem ser esvaziados gradualmente até a chave seja novamente acionada. Caso seja necessário ajustar o nível mínimo, utilizar o contrapeso. Para diminuir o nível mínimo, o contrapeso deve ser gradualmente afastado da boia. Para aumentar o nível mínimo, o contrapeso deve ser gradualmente aproximado da boia.

ajuste da chave boia - Comando para boia de nível elétrica

Montagem dos circuitos de força e comando com chave boia

 Para montagem do circuito, estamos considerando uma tensão disponível de 220 V.

 Ao invés de utilizarmos fusíveis e relé térmico, estamos utilizando um disjuntor-motor, com um contato auxiliar inserido no comando.

força - Comando para boia de nível elétrica

 Já no circuito de comando, estamos utilizando um botão de emergência do tipo trava, que deverá desligar a bomba esteja ela em manual ou automático.

comando - Comando para boia de nível elétrica

 Acesse nossa página de DOWNLOADS, e baixe o diagrama elétrico da partida deste artigo.

Atenção!

 Água e eletricidade juntas requerem atenção redobrada. Não faça nada sem antes procurar um profissional da área elétrica.

Gostou? Compartilhe!
Updated: 4 de agosto de 2019 — 11:49

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *