Botões e chaves de comando

 São dispositivos que compõem um circuito elétrico e são usados para ligar, desligar, escolher lógicas de funcionamento, entre várias outras funções que podem ser aplicadas em comandos elétricos.

Botão de pulso

 Os botões de pulso são comandados manualmente e têm a função de ligar ou desligar um circuito, a partir de um pulso. Durante o momento que é pressionado, comuta seu contato. Ao soltá-lo, o contato volta à posição de repouso. Podem ser do tipo com sinaleiro acoplado ou sem sinaleiro acoplado.

fdf 300x145 - Botões e chaves de comando

Simbologia do botão de pulso sem sinaleiro acoplado

botao pulso - Botões e chaves de comando

Simbologia do botão de pulso com sinaleiro acoplado

botao pulso com sinaleiro - Botões e chaves de comando

Botão de pulso conjugado

 Os botões de pulso conjugados são comandados manualmente e têm a função de ligar e desligar um circuito, a partir de um pulso. Durante o momento que é pressionado, comuta seu contato. Ao soltá-lo, o contato volta à posição de repouso. É um modelo bastante prático e muito utilizado em painéis que necessitam economizar espaço.

botao duplo 300x300 - Botões e chaves de comando

Simbologia do botão de pulso conjugado

botao pulso - Botões e chaves de comando

Chave com retenção

 As chaves com retenção são comandadas manualmente e têm a função de escolher, por exemplo, se um circuito irá trabalhar em modo manual/automático, ou local/remoto, a partir do giro da manopla. A chave comuta seus contatos de acordo com a posição que se encontra. Os contatos continuarão comutados enquanto a chave permanecer em determinada posição escolhida. Caso seja do modelo com chave, só comuta os contatos caso a chave esteja inserida.

555 300x115 - Botões e chaves de comando

Simbologia da chave com retenção 

chave 1 - Botões e chaves de comando

Chave sem retenção

 As chaves sem retenção são comandadas manualmente e têm a função de ligar ou desligar um circuito, a partir de um pulso. Têm seu funcionamento similar ao botão de pulso. Durante o momento que sua manopla é girada, comuta seus contatos. Ao deixar de pressioná-la, os contatos voltam à posição de repouso. Caso seja do modelo com chave, só comuta os contatos caso a chave esteja inserida.

555 300x115 - Botões e chaves de comando

Simbologia da chave sem retenção 

chave 2 - Botões e chaves de comando

Botão de emergência tipo cogumelo

 Os botões tipo cogumelo são comandados manualmente e têm a função de desligar circuitos durante situações de emergência. Possuem a superfície maior para que durante uma situação de emergência possam ser pressionadas com facilidade. Podem ser do tipo com retenção (ao ser pressionado, o botão comuta os contatos e os mantêm assim até que seja destravado manualmente), sem retenção (ao ser pressionado, o botão comuta os contatos e ao soltá-lo, os contatos voltam à posição de repouso), com retenção e chave (ao ser pressionado, o botão comuta os contatos e os mantêm assim até que seja destravado manualmente através de uma chave).

emerg 300x87 - Botões e chaves de comando

Simbologia dos botões de emergência tipo cogumelo sem trava, com trava e com trava e chave respectivamente

botao emergencia - Botões e chaves de comando

Cores e funções dos botões de comando

 Abaixo a tabela de cores e funções específicas propostas pela norma IEC 60073:2002, que define os princípios de codificação para indicadores e atuadores.

cores botoes - Botões e chaves de comando

Gostou? Compartilhe!
Updated: 30 de julho de 2019 — 22:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *